Dados sobre a economia mostram que o governo de Dilma Rousseff é cliente assíduo da mitomania

Curto-circuito – Se difícil sempre foi acreditar em um governo que abusa escandalosamente da mentira, como é o do Partido dos Trabalhadores, a situação torna-se ainda mais complexa com os números da economia que contradizem as profecias de camelô de nove entre dez frequentadores do Palácio do Planalto.

Não faz muito tempo, a presidente Dilma Vana Rousseff comemorou o fato de a inflação de julho ter batido na casa de 0,03%, alegria que durou algumas poucas semanas. O mesmo tem acontecido com a produção industrial, que registra números cada vez mais preocupantes em um país onde o setor de transformação encolhe a cada dia.

À sombra de um enxadrismo econômico que assusta, o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, continua acionando a pirotecnia oficial para iluminar as muitas profecias furadas que vocifera. A mais recente foi enxergar em rápido soluço do consumo uma recuperação da economia. O ufanismo de Mantega durou pouco, pois dados do mercado financeiro que o juro ao consumidor subiu pela quarta vez no ano. Ou seja, consumir ficará ainda mais caro. E se o processo avançar, o Brasil voltará a índices absurdos de inadimplência.

Para mostrar que o governo mente de forma escandalosa quando trata das questões econômicas, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 0,33% em julho na comparação com o mês anterior, após registrar alta de 1,03% em junho, ante maio (dado revisado), na série com ajuste sazonal. Trata-se da a terceira queda no ano. De acordo com dados divulgados pelo BC nesta sexta-feira (13), o índice passou de 146,29 pontos, em junho, para 145,81 pontos em julho.

Reforçando a tese do ucho.info de que o governo petista de Dilma Rousseff administra o Brasil com o talento do dono de um boteco mequetrefe de porta de fábrica, os analistas financeiros e economistas apostam em queda ainda maior em setembro. Quando o mercado sinalizou que a economia no terceiro trimestre poderia apresentar crescimento negativo, a esquerda festiva entrou em polvorosa e, como sempre, faz, acionou a tropa de choque para bombardear os que se pautam pela verdade dos números.

Enfim, como disse certa feita o messiânico Lula, um conhecido comunista de balcão de bar, “nunca antes na história deste país”. Sempre lembrando que o estrago patrocinado pelo PT na última década exigirá dos brasileiros de bem, aqueles que não estão pendurados nas esmolas sociais, pelo menos cinquenta anos de esforço continuado para retornar ao cenário anterior. Mesmo assim, Lula, o fanfarrão, continua sendo adulado ao redor do planeta como o milagreiro que descobriu o Brasil.