Câmara dos Deputados aprova audiência para debater corte de gastos na Infraero

Mínimos detalhes – A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou, nesta terça-feira (22), pedido do líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PPS-PR) para realização de audiência pública com objetivo de debater as consequências dos cortes de gastos promovidos pela Infraero nos contratos de manutenção preventiva nos aeroportos do País.

O presidente da estatal, Antonio Gustavo Matos do Vale, chegou a propor para a comissão que a reunião fosse fechada, apenas com os membros do colegiado. No entanto, Bueno rebateu a proposta e afirmou que o foro adequado seria o plenário da comissão, dando transparência total para as alegações da Infraero e os questionamentos dos parlamentares.

“O plenário da comissão é o local adequado para essa discussão. Não vejo motivos para uma reunião fechada”, defendeu o deputado, que ganhou o apoio de demais colegas da comissão. A data para a realização da audiência ainda será definida.

No requerimento, Rubens Bueno pede o comparecimento, além do presidente da Infraero, dos diretores Financeiro, José Irenaldo Leite de Ataíde; e de Operações, João Márcio Jordão. Solicita ainda que sejam convidados o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Luiz Xavier, e os autores do alerta sobre os cortes, os superintendentes de Segurança Aeroportuária, Álvaro Luiz Miranda Costa; de Navegação Aérea, Will Wilson Furtado; e de Manutenção, Anderson Dias Goddard.

De acordo com reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, divulgada na última terça-feira (15), a Infraero não levou em consideração a segurança de milhões de passageiros que utilizam os terminais brasileiros, tampouco as advertências feitas pelos técnicos do órgão. O contingenciamento de despesas pode alcançar R$ 391 milhões até o final do ano e atinge áreas fundamentais à segurança, como sistemas elétricos, pontes de embarque e desembarque e operação de sistemas elétricos.

“É uma irresponsabilidade que um país que vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada tome uma atitude dessas, que pode comprometer a segurança de voos e de circulação nos aeroportos. Ao invés de cortar, deveriam investir mais na qualidade das operações. A Infraero precisa explicar essa medida”, cobrou o Rubens Bueno.

O parlamentar disse ainda que a Infraero não pode compensar os prejuízos causados pela “incompetência na gestão financeira da empresa” cortando gastos em áreas vitais para a segurança nos aeroportos.