Com orçamento vinte vezes menor, Faria Lima foi muito melhor como prefeito de SP do que Haddad

Show de incompetência – Como antecipou o ucho.info nas redes sociais, ainda na noite de domingo (3), a segunda-feira teria todos os ingredientes para ser desvairada na Pauliceia. Bastou uma chuva persistente na maior cidade brasileira para que o trânsito se transformasse em ode ao caos.

Sob o comando do incompetente Fernando Haddad, a capital dos paulistas foi palco de congestionamento durante quase o dia todo. A situação, que já era caótica, tornou-se pior depois que Haddad descobriu que para equacionar a mobilidade urbana bastava um pincel e uma lata de tinta branca, materiais que permitiram o alcaide criar um sem fim de corredores exclusivos de ônibus, como se a enxurrada de automóveis novos, patrocinada pelo lobista Lula, pudesse ser descartada.

Às 17h30 desta segunda-feira (4), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), desmontada pela administração de Fernando Haddad, registrava 162 km de congestionamento em toda a cidade. Acontece que a CET há muito reduziu o número de postos de observação do trânsito. A MapLink, que monitora o trânsito na cidade de São Paulo, registrava no mesmo horário 381 km de congestionamento.

O cenário ficou ainda pior porque os semáforos usados na quarta maior cidade do planeta não suportam chuva maior do que meia hora. Diante da alongada manifestação das águas de Pedro, os semáforos paulistanos entraram em colapso na tarde desta segunda, algo conhecido dos motoristas.

No momento em que deveria entrar em ação para desatar o nó que se instalou no trânsito da cidade, a prefeitura de São Paulo, por meio da CET, simplesmente fechou muitos cruzamentos com cavaletes, o que piorou sobremaneira o cenário.

Quando o ucho.info classifica Fernando Haddad de incompetente, a assessoria do prefeito torce o nariz, mas não há como ser diferente. Para se ter ideia da paralisia que toma conta da cidade de São Paulo, Haddad nada faz com um orçamento anual de aproximadamente US$ 25 bilhões.

Considerado como o melhor prefeito de São Paulo em todos os tempos, o Brigadeiro José Vicente de Faria Lima (1965-1969) governou a cidade com orçamento anual de no máximo 5% do montante à disposição de Haddad, mas conseguiu realizar obras que entraram para a história paulistana. Entre elas, a Marginal Tietê, a Marginal Pinheiros, avenidas Sumaré, Radial Leste, Vinte e Três de Maio, Rubem Berta. Fora isso, Faria Lima iniciou a construção do Metrô, construiu a Câmara Municipal e o Tribunal de Contas do Município.

Já Fernando Haddad, o melhor (sic) ministro da Educação que o Brasil já teve em toda a sua história, não consegue tapar um buraco e nem consertar os semáforos da cidade. Certo estava Lula, que inventou o prefeito paulistano, quando disse “nunca antes na história deste país”.