Encontro de craques – A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, deverá ser a primeira em que os oito campeões da história do torneio internacional de futebol estarão presentes. Falta apenas confirmar o Uruguai, que enfrenta a Jordânia, nesta quarta-feira (20), em Montevidéu, podendo perder por até quatro gols de diferença.
Um dos maiores pontos de interrogação nas eliminatórias europeias realizadas na terça era a classificação da França, que conseguiu vencer a Ucrânia por 3 a 0 no Stade de France, em Paris, depois de ter perdido por 2 a 0 no jogo de ida. A reversão da derrota inicial é inédita nas eliminatórias europeias.
Desde que as eliminatórias da UEFA passaram a ter repescagem, nenhuma seleção havia conseguido vaga no torneio após perder o jogo de ida por dois gols a zero.
A classificação da França foi a mais dramática de terça. Apoiados por milhares de torcedores que lotaram o Stade de France, a equipe francesa pressionou desde o início e conseguiu construir o placar de 3 a 0.
A partida foi marcada por lances polêmicos. Um gol legítimo da França foi anulado. A “compensação” veio quando outro gol irregular assinalado por Karim Benzema, em completo impedimento, foi validado. O gol de Benzema trouxe à tona a classificação da França para a Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul. Na época, em repescagem europeia disputada contra a Irlanda, o atacante Thierry Henry dominou bola com a mão em lance que terminou com gol francês.
Além da França, também se classificaram Portugal, Grécia e Croácia, que preencheram as últimas vagas europeias do Mundial, ao despacharem Suécia, Romênia e Islândia, respectivamente. As quatro seleções que conseguiram garantir a presença na Copa se juntam a Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, Rússia, Suíça, Inglaterra e Bósnia-Herzegovina como representantes da Europa no Brasil em 2014.
Cristiano Ronaldo vence disputa com sueco Ibrahimović
Com show de Cristiano Ronaldo, que marcou os três gols da partida, Portugal venceu a Suécia pelo placar de 3 a 2, em partida disputada na Friends Arena, na cidade sueca de Solna. O jogo teve duas viradas, depois que o atacante português abriu o placar, já no segundo tempo.
O craque sueco Zlatan Ibrahimović, atacante do Paris Saint-Germain, deixou duas vezes a sua marca. Mas Ronaldo, em noite brilhante, voltou a desequilibrar e assinalou mais dois gols a favor dos portugueses. A primeira partida, disputada em Portugal, havia terminado 1 a 0 para os donos da casa, com gol de Cristiano Ronaldo.
Com a classificação, o Mundial do Brasil será o sexto da seleção portuguesa, que também esteve presente em 1966, 1986, 2002, 2006 e 2010. Ausente na última Copa na África do Sul, Ibrahimović, de 32 anos, pode chegar ao fim da carreira sem marcar gols no principal torneio de futebol do mundo.
A Grécia garantiu vaga na Copa do Mundo após o empate em 1 a 1 com a Romênia, em Bucareste. Os gregos haviam vencido o primeiro jogo em casa por 3 a 1. Campeã da Eurocopa em 2004, a Grécia segue para o seu terceiro mundial. O país disputou os campeonatos de 1994, nos Estados Unidos, e 2010, na África do Sul, mas nunca passou da primeira fase.
A Croácia carimbou seu bilhete ao vencer a Islândia, considerada a seleção mais fraca da repescagem, pelo placar de 2 a 0. Os gols foram assinalados pelo atacante Mario Mandžukić, que defende o Bayern de Munique, e Darijo Srna, do Shakhtar Donetsk. Mandžukić foi expulso na partida eliminatória e desfalca a Croácia na estreia da Copa.
Torneio terá vinte dos principais craques do mundo
Com a classificação de Portugal e França, Cristiano Ronaldo e Franck Ribéry garantiram presença no Mundial do próximo ano. Assim, 20 dos 23 jogadores que fazem parte da lista da FIFA de melhor jogador da atual temporada poderão demonstrar seus talentos nos gramados brasileiros.
A relação conta com cinco jogadores da Alemanha, puxados principalmente pela boa temporada passada do Bayern de Munique, que venceu tanto o campeonato nacional quanto a Taça da Alemanha e também a Liga dos Campeões.
As ausências ficam por conta de Zlatan Ibrahimović, da Suécia, Gareth Bale, do País de Gales, e Robert Lewandowski, da Polônia.
Alemanha vence Inglaterra em clássico amistoso
Também na terça, a Alemanha disputou amistoso com a rival histórica Inglaterra e venceu fora de casa por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Per Mertesacker, de cabeça, aos 39 minutos do segundo tempo. A partida foi a última do ano para as duas seleções e serviu como teste para o Mundial. A Alemanha colocou Roman Weidenfeller, do Borussia Dortmund, no gol, que estreou na seleção e atuou por 90 minutos.
Também em amistoso, a Espanha perdeu para a África do Sul por 1 a 0 ao voltar para o Soccer City, onde se sagrou campeã mundial em 2010. Holanda e Colômbia não saíram do 0 a 0 em Amsterdã. A Bélgica perdeu para o Japão por 3 a 2 em Bruxelas, a Rússia bateu a Coreia do Sul por 2 a 1 em Moscou e a Austrália fez 1 a 0 na Costa rica em Sydney. Já o Brasil de Luiz Felipe Scolari venceu o amistoso com o Chile em Toronto, no Canadá, por 2 a 1. (Com agências internacionais)