Populismo barato de Fernando Haddad transforma a cidade de SP em mar de congestionamentos

fernando_haddad_39Show de incompetência – Que o PT cultiva absurda aversão ao planejamento todos sabem, mas o petista Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, vem se transformando em à utopia. Depois que seu padrinho político, Luiz Inácio da Silva, entupiu as cidades brasileiras com carros novos na esteira do programa de incentivo às compras que contou com a redução temporária do IPI, Haddad decidiu adotar medidas contrárias.

Sem se preocupar com o planejamento, o prefeito paulistano, obrigado pela cúpula petista a jogar para a plateia como forma de preparar o terreno para a candidatura do companheiro Alexandre Padilha, passou a criar corredores exclusivos de ônibus sem levar em conta os absurdos índices de congestionamento que imperam na maior cidade brasileira. Com a medida populista adotada por Haddad, o trânsito que era caótico passou a insuportável em questão de semanas.

Fernando Haddad tem defendido a medida com a desculpa de que é preciso priorizar o transporte público, ao mesmo tempo em que se faz necessário obrigar o motorista a deixar o carro em casa, mas isso não pode acontecer de forma estabanada e irresponsável, como quer o “poste” que Lula fincou na capital dos paulistas.

O transporte público em São Paulo é de péssima qualidade e mudanças como a que propõe Haddad não podem ser realizadas como o acionar de um interruptor. É preciso primeiro investir no transporte público para, na sequência, convencer os cidadãos a não usarem carros particulares. Até lá qualquer medida será inócua e transformará a quarta maior cidade do planeta em um nó formado por automóveis, que diariamente enfrentam congestionamentos que passam com facilidade da marca de 300 km.