IBGE deve anunciar em breve resultado do PIB do terceiro trimestre, mas economia balança

crescimento_economico_04Bomba-relógio – Integrantes do governo central e alguns economistas apostam em crescimento da economia nacional no terceiro trimestre, cujos dados devem ser anunciados na terça-feira (3) pelo IBGE, mas não devem ser descartadas surpresas desagradáveis. Ministro da Fazenda, Guido Mantega acredita que o número a ser divulgado é de 2,5%, mas há entre os economistas a expectativa de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no período seja negativo, pouca coisa abaixo de zero.

Se esse cenário for confirmado, será uma antítese do comportamento do PIB no segundo trimestre do ano, que registrou avanço de 1,5%. Considerados os números da economia nos últimos meses, não se deve desconsiderar a aposta de PIB negativo.

Ainda nesta semana, o mesmo IBGE deve anunciar o desempenho da indústria em outubro. A expectativa é de que a evolução da indústria brasileira tenha ficado próxima de zero, com pequena oscilação positiva. Dado desanimador depois de alta modesta de 0,7% em setembro.

Por enquanto esses dados não são oficiais e baseiam-se em projeções de economistas, mas a se confirmar a expectativa ficará claro que a economia do País caminha de mal a pior. O quarto trimestre do ano, que normalmente registra números melhores por conta das compras de final de ano e do décimo terceiro salário, pode não ser tão bom assim. Os estoques no comércio estão aquém das previsões, o que significa que a confiança no setor não é das melhores.

Toda essa conjunção aponta para dois cenários complexos. O primeiro deles é que o PIB de 2013 deve fechar o ano abaixo das projeções oficiais, que mesmo superando a marca do ano anterior será pífio. O segundo cenário que provoca preocupações é o de 2014, ano de eleições e de Copa do Mundo. Com isso a economia deverá desacelerar.

Para piorar o que já é ruim, o Carnaval de 2014 acontece em março, entre os dias 1º (sábado) e 5 (quarta-feira de Cinzas). Como em terras verde-louras a semana do Carnaval é esticada e o ano só começa depois da folia momesca, o Brasil entrará no ritmo, de fato, no dia 9 de março. Na sequência, entre 12 de junho e 13 de julho, o País funcionará de olho na Copa do Mundo. Enfim…