Romeu Tuma Júnior deve ir ao Congresso depois do lançamento do livro-bomba que detona o PT

romeu_tumajr_11Soltando a voz – Como já era esperado, partidos de oposição querem que Romeu Tuma Júnior, delegado aposentado e ex-secretário nacional de Justiça, explique no Congresso Nacional o conteúdo do seu livro – “Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado” – que traz sérias denúncias contra o Partido dos Trabalhadores e suas estrelas. Entre as denúncias, a de que o agora lobista Lula foi informante do Dops durante o regime militar e que o PT mantinha no Ministério da Justiça uma fábrica de dossiês contra adversários.

Romeu Tuma Júnior foi ejetado da Secretaria Nacional de Justiça acusado de envolvimento com contrabandistas. Sem ter como se defender, o ex-secretário agora traz a lume detalhes de um governo sabidamente corrupto e inescrupuloso, que sempre fez do Estado um aparelho policial, como o objetivo de esconder seus crimes. Tuma está dando o troco naqueles que o colocaram na berlinda, com a acusação que caiu na vala do esquecimento sem que fosse devidamente provada.

O filho do finado senador Romeu Tuma aproveita o momento para devolver ao PT os dividendos negativos de uma demissão que ficou parada no tempo em termos de esclarecimentos. Trata-se de uma guerra em que Tuma Júnior sai à frente e com munição de sobra para tirar o sono dos petistas, além de comprometer ainda mais a reputação de muitos integrantes da legenda. Fora isso, se explorado da forma adequada o conteúdo do livro poderá produzir reveses ao projeto de reeleição de Dilma Rousseff campanha de Dilma Rousseff, pois a então chefe da Casa Civil também não escapa das acusações.

Como o livro de Romeu Tuma Júnior ainda não chegou às livrarias, é difícil que o ex-titular da Secretaria Nacional de Justiça aceite revelar o conteúdo da obra antes do lançamento. Isso faria com que o livro perdesse o apelo comercial na esteira do desinteresse da população, que poderá saber detalhes do mesmo acompanhando uma eventual audiência pública no Congresso Nacional.

Não se deve esquecer que tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado a bancada do PT é muito atuante e a tropa de choque do governo é extremamente obediente. Isso significa que a aprovação de uma audiência pública em alguma comissão permanente não será tarefa fácil para os partidos de oposição. Será preciso um plano estratégico para aprovar o requerimento de convocação de Tuma Independentemente disso, os primeiros efeitos colaterais já são sentidos na cúpula petista.