Liberados mais três guindastes da obra da Arena Corinthians, palco da abertura da Copa

itaquerao_08Mãos à obra – Os três guindastes da obra do estádio do Corinthians, o Itaquerão, que ainda estavam interditados por causa do acidente ocorrido em novembro, quando morreram dois trabalhadores, foram liberados nesta sexta-feira (13) após vistoria do Ministério do Trabalho. A arena alvinegra será o palco da abertura da Copa do Mundo, em junho do próximo ano.

No início desta semana, cinco guindastes foram liberados e voltaram a funcionar. Com isso, oito dos nove guindastes que eram usados na obra estão liberados. Falta apenas a remoção do guindaste que caiu sobre a cobertura do estádio, o que só deverá ser feito após perícia no local, sem data marcada porque ainda não foi escolhido o instituto que fará a análise. Um dos que estão capacitados para a realização da perícia é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“Apontamos as falhas que precisavam ser corrigidas nos equipamentos, e a empresa fez as alterações. Agora estamos definindo o instituto que fará a análise do guindaste que desabou, e cobrando um posicionamento em relação ao excesso de horas extras e sobrecarga de trabalho dos operários”, disse o superintendente regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, Luiz Antonio Medeiros.

De acordo com o ministério, um plano apresentado pela empreiteira Odebrecht prevê que a remoção do guindaste acidentado, até então o maior em operação no País, deverá acontecer até 15 de janeiro. Por ser um guindaste de grandes proporções, a operação de remoção deverá demorar alguns dias. O ministério também informou que, até 15 de fevereiro, novos guindastes serão instalados para retomar o trabalho que era feito pelo equipamento que provocou o acidente. (Com informações da ABr)