Lobo-guará ganha livro ilustrado sobre a preservação da espécie no Brasil

lobo_guara_01Retrato brasileiro – Associados do Instituto Pró Carnívoros, o biólogo Rogério Cunha de Paula e o fotógrafo Adriano Gambarini reúnem textos e fotografias resultantes de dez anos de trabalho em projetos de conservação de um dos animais mais ameaçados de extinção no Brasil.

O lobo-guará está presente no imaginário brasileiro, na sabedoria popular espalhada pelo país e até mesmo na literatura, imortalizado por Guimarães Rosa ou pelos contos dos irmãos Villas Bôas. Apesar disso, é hostilizado e discriminado em muitos lugares do Brasil por puro desconhecimento. O biólogo Rogério Cunha de Paula e o fotógrafo Adriano Gambarini decidiram retratar a união de fauna e cultura no livro Histórias de um Lobo, lançamento da Avisbrasilis, para mostrar detalhes e curiosidades sobre um dos mais emblemáticos animais do Brasil.

A obra, inédita pela mescla de dados científicos e culturais, é um resgate das mais importantes informações científicas sobre o lobo-guará, traduzidas em uma linguagem simples e de fácil entendimento, além de reunir histórias e mitos da cultura popular brasileira. Patrocinado pela Tetra Pak, por meio da Lei Rouanet, o livro busca alinhar ciência, cultura e conservação de um dos animais mais simbólicos da fauna brasileira pela visão apaixonada de Rogério Cunha de Paula, um dos maiores especialistas sobre a espécie.

As fotos riquíssimas de Adriano Gambarini, um dos mais importantes fotógrafos de natureza da atualidade enriquecem e ilustram o texto de Rogério Cunha de Paula. Em 264 páginas, os autores trazem o lobo e os ambientes que envolvem todos os seus mistérios, do cerrado goiano ao mosteiro do Caraça, em Minas Gerais; de contos e causos mineiros a importantes trabalhos científicos internacionais.

Além de informações ricas, beleza e curiosidades, os textos simples e informativos são introduzidos pelas mãos de George Schaller, um dos maiores naturalistas do mundo. (CicloVivo)