Emprego na indústria recua em 2013 e mostra a irresponsabilidade do PT na condução do País

trabalhador_03Sem contestação – Em crise persistente, a economia brasileira continua rumando ao despenhadeiro, mas os palacianos insistem em manter a soberba, como se o Palácio do Planalto fosse o endereço oficial de Aladim, o fabulo gênio da lâmpada maravilhosa.

Para confirmar mais uma vez a incompetência majestosa dos integrantes do desgoverno de Dilma Vana Rousseff, o emprego na indústria encerrou 2013 com queda de 1,1%, como aponta levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta terça-feira (11). O recuo é ligeiramente menor do que o verificado no final de 2012, de 1,4%.

Das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, 11 apresentaram resultados negativos. As maiores influências negativas foram registradas no Nordeste (-4,5%), em São Paulo (-0,9%), Rio Grande do Sul (-2,2%), Pernambuco (-6,4%) e Bahia (-5,6%). A contribuição positiva aconteceu em Santa Catarina, com alta de 0,9%.

Na avaliação setorial, as quedas foram registradas nos segmentos de calçados e couro (-5,3%), outros produtos da indústria de transformação (-4,1%), máquinas e equipamentos (-2,3%), vestuário (-2,7%), produtos têxteis (-3,6%), produtos de metal (-2,5%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-2,8%). As principais contribuições positivas vieram de alimentos e bebidas (1,2%) e borracha e plástico (3,0%).

Em 2005, o ucho.info alertou os palacianos para o movimento de desindustrialização que ainda engatinhava em terras brasileiras, mas que a reboque do falso virtuosismo lançado por Lula cresce de maneira consistente e contínua. Preocupados, à época, com os desdobramentos do escândalo do Mensalão do PT, os estafetas presidenciais sequer deram atenção ao tema, acreditando ser mais um alarmismo descabido deste site.

Não se trata de fazer uso de bola de cristal, até porque esse objeto folclórico não faz parte dos nossos equipamentos, mas era desnecessária qualquer clarividência para perceber que a indústria brasileira sofreria, no vácuo da política econômica adotada pelo PT, as consequências de uma postura irresponsável que ignora o planejamento e privilegia o populismo barato. Ao dar as costas a um movimento [desindustrialização] preocupante, o governo do Partido dos Trabalhadores colocou a mão de obra na corda bamba. Contudo, nada disso importa aos atuais donos do poder, a quem interessa apenas os falsos índices de popularidade e aprovação do governo que pesquisas dúbias revelam por encomenda.

Os mais novos dados do IBGE sobre o nível de emprego na indústria nacional em 2013 mostram o grau de amadorismo com que os atuais ocupantes do Palácio do Planalto governam um país como o Brasil, com dimensões continentais e problemas na mesma proporção e de toda ordem. Como disse certa vez um conhecido comunista de botequim, “nunca antes na história deste país”.