Após golpe nos aposentados, governo de Dilma Rousseff volta a atrasar pagamento de royalties

petroleo_30Fim de linha – A tropa de choque do PT entrou em cena desde o anúncio do rebaixamento da nota do Brasil pela agencia de classificação de risco Standard & Poor’s, que foi alvo dos discursos mais inflamados, todos encomendados pelo Palácio do Planalto.

Dizem os especialistas – os petistas também – que o rebaixamento para “BBB-” nada muda no caminhar da economia nacional, que está cambaleante, mas a partir da decisão da S&P é possível concluir que o Brasil está na rota para retomar a fama de “mau pagador”, que durante anos a fio perseguiu o País.

Os mais inflamados integrantes da tropa palaciana fazem duras críticas à agência de classificação de risco, que em nenhum momento errou ao tomar tal decisão, que deve ser seguida por outras conceituadas entidades.

Sob o comando de Dilma Rousseff, que por onde passa exala incompetência, o Brasil retrocedeu de maneira preocupante em termos econômicos. As muitas manobras para salvar uma política equivocada não produziram os efeitos desejados, colocando o País na seara da desconfiança quando o assunto é investimento privado.

Gastando muito mais do que arrecada, o que deve ter pesado sobremaneira na decisão da S&P, o governo petista de Dilma começa a atrasar pagamentos. Não se sabe se isso vem ocorrendo por falta de caixa ou para ajudar na maquiagem fiscal inventada pelo ainda ministro Guido Mantega. Independentemente do motivo, o governo vem cumprindo seus compromissos financeiros fora da data combinada.

Recentemente, as primeiras vítimas foram os aposentados e pensionistas do INSS que deveriam receber os respectivos benefícios na quarta-feira de Cinzas, primeiro dia útil depois do Carnaval, mas só conseguiram sacar o dinheiro um dia depois, na quinta-feira, 5 de março. O Ministério da Previdência afirmou que repassou o dinheiro às instituições financeiras antes do Carnaval, mas não se tocou mais no assunto.

No mesmo período em que aposentados e pensionistas se indignavam com o atraso no benefício, o desgoverno de Dilma Rousseff atrasava o pagamento dos royalties do petróleo aos estados e municípios produtores. O pagamento deve ocorrer no dia 20 de cada mês, mas o dinheiro referente ao mês de fevereiro foi depositado com atraso, prejudicando o cronograma de pagamentos dos governos estaduais e prefeituras.

No último dia 20 de março, o governo federal também não repassou a estados e municípios os recursos dos royalties do petróleo. Diante do novo e injustificável atraso, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) cobrou explicações do Tesouro Nacional. Depois de sinuosa peregrinação telefônica, o que mostra o desleixo que se instalou no governo, o Tesouro informou que os pagamentos dos royalties ainda não foram feitos por falta de recursos, sendo que os mesmos estão programados para o final deste mês.

É importante salientar que o dinheiro proveniente dos royalties é pago pelas empresas que exploram petróleo no País e por isso não pertencem, em sua totalidade, à União. Esse cenário de dificuldade no fluxo de pagamentos confirma o estado crítico em que se encontra a economia nacional, algo que os petistas, sempre soberbos, preferem desmentir. Enfim…