Mantega abusa da desfaçatez ao falar que a inflação é passageira, como se mentir fosse algo normal

guido_mantega_28Madeira de lei – A cada declaração estapafúrdia, o ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega, prova porque transformou-se em alvo de constantes piadas no mercado financeiro nacional. Dono de uma bola de cristal comprada provavelmente em camelô, Mantega há muito não consegue emplacar uma previsão econômica. A cada decisão tomada pelo governo petista, o ministro alerta que as medidas surtem efeito em no mínimo seis meses. Desde o início do desgoverno de Dilma Rousseff, 23 medidas de estímulo à economia foram tomadas pelos gênios palacianos, mas até agora nenhuma funcionou.

A mais nova sandice balbuciada por Guido Mantega é que a alta da inflação é passageira e de agora em diante o mais temido fantasma econômico tende a perder força. Bobagem desmedida, pois o próprio Banco Central já sinalizou que a inflação deve encerrar o ano em alta. A mais recente pesquisa do IBGE, divulgada na quarta-feira (9), mostra que o governo perdeu o controle de uma economia cada vez mais mergulhada na crise.

De acordo com o órgão, o Índice e Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado como referência da inflação oficial, bateu em 6,15% no acumulado dos últimos doze meses, número muito próximo do teto de 6,5% do plano de metas de inflação. Deixando de lado a inflação oficial, que serve apenas para enganar a população e também para não aumentar o rombo nas contas do governo, a inflação real, aquela diuturnamente enfrentada pelos brasileiros, já deixou para trás a órbita de 20% ao ano. O que explica o desespero que se instalou em meio aos trabalhadores, que agora ziguezagueiam entre a sobrevivência e a inadimplência.

Nos quase quarenta meses do desgoverno de Dilma Rousseff, a inflação sempre esteve próxima do teto da meta, jamais na esfera do centro, que é de 4,5% ao ano. Como se não bastassem as mentiras palacianas acerca da inflação, empresários estão majorando os preços de produtos e serviços por causa das muitas incertezas em relação ao futuro. Ou seja, a economia está fora de controle, situação que mantém a crise na vitrine do cotidiano.

Dilma, Mantega et caterva podem mentir à vontade sobre qualquer assunto, mas não se pode admitir que a capacidade de raciocínio de parte da população seja ignorada. Não é preciso qualquer esforço do pensamento para perceber que o governo corrupto e paralisado que aí está é integrado por incompetentes a serviço de um partido que mais parece uma quadrilha, cujo objetivo maior é instalar no Brasil uma ditadura esquerdista, à semelhança da que vem corroendo a Venezuela na última década.