BNDES deveria priorizar empreendimentos em território nacional, afirma líder do PPS

porto_06Camisa de força – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) afirmou, no domingo (20), que o governo brasileiro não está em condições de se envolver em mais uma epopeia irresponsável e patrocinar projetos de infraestrutura no exterior, já que as condições do setor no território nacional são as piores possíveis.

De acordo com reportagem do jornal “O Globo”, o desgoverno de Dilma Rousseff mantém conversas com o Uruguai com o objetivo de apoiar a construção de um porto em Rocha, cidade a 288 quilômetros de Rio Grande (RS), onde está um dos mais importantes portos brasileiros. O apoio ao projeto uruguaio, que contaria com financiamento do BNDES, é de R$ 1 bilhão.

“É um absurdo total o governo brasileiro tentar mostrar serviço lá fora, a um custo altíssimo para os cofres públicos, e quando as condições dos nossos portos exigem que este dinheiro seja investido por aqui. Temos provas recentes desta gestão desastrosa em ambiente internacional. Basta ver a refinaria de Pasadena, o Porto Mariel, em Cuba, entre outros”, critica o líder do PPS.

Ainda segundo fontes ouvidas por “O Globo”, o terminal marítimo poderia concorrer com portos situados no Sul do Brasil, sendo que o localizado em águas uruguaias contaria com infraestrutura mais moderna e menor burocracia, ou seja, o empreendimento por lá puxaria para baixo, como uma âncora, um setor que, aqui, continua cambaleante em termos de investimento.

“Será que esta é mais uma tentativa de o PT afundar os negócios brasileiros, já que este porto pode tirar cargas do Brasil?”, acrescentou Rubens Bueno.