Democratas revelará os partidos que não indicarem integrantes para a CMPI da Petrobras

mendonca_filho_02Na vitrine – Nesta quinta-feira (8), o deputado federal Mendonça Filho (PE), líder do Democratas na Câmara, afirmou que a oposição informará sistematicamente os partidos que ainda não indicaram os nomes dos parlamentares para compor a CPMI da Petrobras. O democrata manterá um quadro atualizado das indicações para mostrar à população, que em sua maioria já declarou que quer a investigação das denúncias, quem está disposto a apurar os escândalos na petroleira nacional e quem adota meios escusos para impedir a instalação da comissão. Até o momento, das 16 vagas destinadas à Câmara dos Deputados, dez já foram preenchidas. PT e PSD ainda não indicaram os nomes.

“Os partidos que não indicarem os nomes devem ser expostos publicamente porque estão numa tática de impedir a instalação da CPI. Vamos mostrar quem tem disposição de avançar nas investigações e quem tem está cumprindo com as recomendações do governo de criar obstáculos para que a CPI não inicie o trabalho de investigação das denúncias que envolvem as denúncias da Petrobras”, informou o democrata.

Sobre a decisão do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, de abrir prazo de cinco sessões para indicações de integrantes e início dos trabalhos, Mendonça Filho afirmou que é mais uma estratégia governista para impedir a apuração. “Essa decisão enfatiza mais uma vez a tática do governo que é embaralhar o jogo, administrar o tempo e impedir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista encarregada de apurar as os desvios e a corrupção envolvendo a Petrobras”, criticou. Ele lembra que desde o dia 15 de abril, há quase um mês, foi criada a CPMI e os passos para sua instalação são muito lentos. “Isso está ocorrendo por conta exatamente da tática de uma obstrução meio sorrateira adotada pelo governo para impedir que a CPI avance do ponto de vista de operacionalidade dos seus trabalhos”, completa.

Mendonça Filho acredita que a CPI criada ontem para investigar cartel no metrô de São Paulo e Distrito Federal é uma resposta de cunho político-eleitoral a CPMI da Petrobras. “Não há uma disposição efetiva” de investigar, é uma espécie de vingança daqueles que representam o governo no Congresso porque não conseguiram impedir a criação da CPMI da Petrobras e estabelecem uma regra de olho por olho, dente por dente, o que diminui inclusive o valor da bancada do governo”, opinou. O líder do Democratas declarou ser favorável à investigação dos carteis de metrô, mas que a CPI seja ampla e englobe casos de denúncias em outras cidades como Porto Alegre e Recife.