O que pode – Quem for às arenas esportivas para assistir aos jogos da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12 de junho, deve estar atento a uma série de regras de conduta impostas pela FIFA. Antes de adentrar aos estádios, o torcedor passará por uma revista, cujo objetivo é impedir a entrada de armas, garrafas, copos, jarras, latas ou caixas térmicas nos locais do evento. Comida e bebida de qualquer tipo só poderão ser compradas dentro do estádio e não será permitido fumar em todas as áreas. Vale lembrar que os preços de alimentos nos locais dos jogos estarão muito acima dos praticados normalmente. As regras de conduta da FIFA para o torcedor da Copa podem ser consultadas no site da entidade.
De acordo com a entidade futebolística, o torcedor só entrará no estádio com ingressos adquiridos por meio de canais oficiais. Qualquer ingresso obtido por outro meio, com cambistas ou por leilões de internet, por exemplo, será automaticamente considerado nulo e inválido. É importante ressaltar que ingressos comprados em nome de terceiros não devem ser utilizados com a apresentação de documentos de identidade adulterados, sob o risco de o torcedor incorrer no crime de falsidade ideológica.
Além do ingresso, serão cobrados, se solicitados, documentos de identidade, carteirinha de estudante e atestado médico – no caso de pessoas com deficiência, para comprovar o direito ao benefício. O ingresso deve ter sido emitido no nome da pessoa que vai assistir ao jogo. É importante ressaltar que ingressos comprados em nome de terceiros não devem ser utilizados com a apresentação de documentos de identidade adulterados, sob o risco de o torcedor incorrer no crime de falsidade ideológica.
Também é proibido levar materiais que apoiem causas racistas ou xenófobas, cartazes ou bandeiras maiores do que 2 metros por 1,5 metro, latas de spray de gás, substâncias corrosivas, inflamáveis, tintas, escadas, bancos ou cadeiras dobráveis. O torcedor também não poderá entrar nas arenas com fogos de artifício, sinalizadores, bombas, megafones.
Nas arenas, será proibida a entrada com qualquer instrumento que produza volume excessivo, tais como megafones, sirenes, vuvuzelas e, inclusive, a caxirola – apresentada pelo músico baiano Carlinhos Brown como uma espécie de “vuvuzela” brasileira, projeto que contou com o apoio do governo federal.
Também é proibida a entrada com sacolas grandes, mochilas, malas e bolsas esportivas. Grandes quantidades de papel e de pó, como farinha e substâncias similares, também estão na mira da FIFA.
A federação recomenda que os torcedores fiquem atentos ao assento indicado no ingresso, pois não poderão trocar de lugar, nem ficar de pé nas cadeiras. Não serão tolerados xingamentos racistas, xenofóbos ou que estimulem qualquer tipo de discriminação. Promover mensagem política, ideológica ou de qualquer causa de caridade também é proibido. (Com informações da Agência Brasil)