Defesa de José Genoino alega que mensaleiro tem problemas de hipertensão e recorre ao Supremo

jose_genoino_25Teatro barato – Para quem ergueu o punho cerrado ao se entregar à Polícia Federal, em São Paulo, o mensaleiro petista José Genoino está se mostrando um covarde contumaz. De volta ao presídio da Papuda, em Brasília, por decisão do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, Genoino tem feito o que pode para se ver livre do cárcere, onde cumpre pena de prisão (4 anos e 8 meses) por corrupção ativa.

A defesa do petista enviou, nesta segunda-feira (26), documento ao STF em que afirma que o estado de saúde do mensaleiro piorou desde o seu retorno à prisão. Condenado no processo do Mensalão do PT, o maior e mais ousado escândalo de corrupção da história nacional, Genoino submeteu-se, em meados de 2013, Genoino a uma cirurgia para reparar dissecção da aorta. Em novembro do ano passado, o ex-deputado federal foi preso por determinação do presidente do Supremo, assim como outros condenados no esquema criminoso de cooptação de parlamentares.

Dias após chegar à Papuda, José Genoino teve problemas de saúde e conseguiu o direito de cumprir temporariamente a pena em regime domiciliar. Com base em laudo médico expedido recentemente por cardiologistas da Universidade de Brasília, que avaliaram o petista, o presidente do STF determinou o retorno do condenado à prisão. Agora, dando sequência à farsa, Genoino voltou a registrar problemas de saúde, o que já era esperado.

No documento enviado ao Supremo, os cardiologistas atestaram que o ex-presidente do PT está em condições estáveis de saúde, o que inviabiliza o cumprimento da pena em regime domiciliar. Apesar disso, os advogados de Genoino insistem em manter a tese de que na prisão o cliente não se sente bem. Ora, é preciso que alguém informe a esse senhor que um estabelecimento penal não é uma colônia de férias ou um dos resorts frequentados por seu companheiro de cela, o ex-ministro José Dirceu.

Os advogados de José Genoino querem que o recurso apresentado ao STF seja avaliado pelo plenário da Corte o quanto antes. “[A defesa] requer, ainda, urgência na apreciação do agravo regimental interposto [recurso contra decisão individual], uma vez que o sentenciado apresentou piora em seu quadro clínico desde seu retorno ao presídio. Conforme apontado no relatório anexo o peticionário apresentou três episódios de crise hipertensiva, com elevação dos níveis pressóricos sistólicos, que requereram o uso de medicação de urgência”, destacaram os advogados.

De novo o PT se vale de manobra sórdida e covarde para tentar tirar da prisão um dos companheiros condenados no Mensalão. Não se pode aceitar essa tentativa chicaneira dos advogados, pois há nos presídios brasileiros milhares de condenados com problemas de saúde muito mais sérios e graves do que a encomendada hipertensão de José Genoino. O pleito para que o recurso seja analisado pelo plenário do Supremo é mais uma armação, pois os advogados sabem que a Corte está dominada pelo PT.

Ademais, hipertensão pode ser facilmente controlada com o uso contínuo de medicamentos. Resta saber se o petista está seguindo à risca a recomendação dos médicos ou se está a promover mais uma encenação.

Quando estava na presidência nacional do PT e assinava os dúbios contratos de empréstimos bancários, Genoino sequer sabia o que era pressão alta. Agora que o castelo de lama ruiu, o petista tenta se fazer de vítima. O Brasil está cansado dessa ópera bufa.