Gabriel Chalita desiste da reeleição e pode mudar-se para NY; PMDB perde um bom puxador de voto

gabriel_chalita_04Vida nova – Nesta quarta-feira (11), horas depois de confirmar apoio à reeleição da petista Dilma Vana Rousseff, o PMDB perdeu um dos seus melhores cabos eleitorais no estado de São Paulo. Deputado federal e ex-secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita jogou a toalha e informou a amigos que não concorrerá à reeleição em outubro próximo. Chalita, que em 2012 participou da corrida à prefeitura paulistana e não passou ao segundo turno, decidiu que em breve poderá fazer as malas e mudar-se para Nova York.

Possivelmente desolado com a política nacional, Gabriel Chalita esperava ser chamado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga aberta no Ministério da Educação com a saída de Fernando Haddad. Contudo, perdeu a disputa para o petista Aloizio Mercadante, atual ministro-chefe da Casa Civil.

Se confirmada a decisão que foi apurada pelo ucho.info nos bastidores da política verde-loura, o empresário Paulo Skaf, candidato do PMDB ao Palácio dos Bandeirantes, perde um de seus principais puxadores de voto, principalmente nos redutos católicos do maior colégio eleitoral do País, São Paulo.

Como efeito colateral a derrota também é do Partido dos Trabalhadores, que insiste na candidatura do ex-ministro Alexandre Padilha para tomar de assalto o governo paulista, mas que tem em Paulo Skaf o “plano B” para tentar derrotar o governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição.

Pela proximidade com Michel Temer, vice-presidente da República e um dos principais caciques do PMDB, Chalita poderia ser útil em eventual segundo turno na disputa pelo governo paulista.

Fora isso, Gabriel Chalita seria ainda mais útil à presidente Dilma Rousseff, que também busca a reeleição e enfrenta elevada rejeição entre os eleitores do estado. Vale lembrar que coube a Chalita, em 2010, minimizar o estrago provocado na comunidade católica pela declaração de Dilma a favor do aborto.

apoio_04