Democratas quer que ministro Ricardo Berzoini explique fraude em depoimentos da CPI da Petrobras

ricardo_berzoini_09Soltando o verbo – Líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) protocolou na tarde desta segunda-feira (4), no plenário da Casa, requerimento de convocação do ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) para que ele explique a participação de um dos seus principais assessores no suposto esquema de fraude em depoimentos de aliados para a CPI da Petrobras no Senado, bem como sua possível extensão para a CPI mista.

A denúncia publicada pela revista Veja no último sábado (2) revela como os depoentes tinham acesso às perguntas que seriam feitas pelos parlamentares aliados, transformando a comissão de inquérito em teatro.

Junto à convocação de Berzoini ao Plenário da Casa, outro requerimento convoca o ministro e convida o assessor denunciado, Paulo André Argenta, além de outros dois assessores de Lideranças do Senado citados (Governo e PT), para prestarem esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

“Não dá para nós termos uma CPI que seja manipulada pelo Palácio do Planalto. Isso é uma interferência absurda e indevida na independência do Legislativo e nas prerrogativas de qualquer comissão parlamentar de inquérito. Apurar os fatos com os envolvidos nos dará a oportunidade de revelar se esse esquema se deu exclusivamente na do Senado ou se foi estendido para a CPMI”, justificou Mendonça.

Similaridades

Os requerimentos citam o depoimento já coletado pela CPI Mista da atual presidente da estatal, Graça Foster. O roteiro de perguntas feitas pelo relator da comissão, o deputado Marco Maia (PT-RS), é praticamente igual ao que foi usado pelo relator da CPI no Senado, José Pimentel (PT-CE), o que levanta a suspeita de que a fraude também existiu na Comissão Mista.

“Nada melhor do que o homem das relações institucionais para responder por esse suposto esquema que teria também afetado a CPMI. A revista, inclusive, acusa diretamente seus assessores graduados de participarem desse teatro montado”, lembrou o líder.

apoio_04