Após difamação de jornalistas, pedido de convocação de chefe do GSI da Presidência é protocolado

mendonca_filho_04Mínimos detalhes – O requerimento de convocação ao chefe do Gabinete da Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, foi protocolado no início da tarde desta terça-feira (12) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

De autoria do líder do Democratas, deputado federal Mendonça Filho (PE), o documento (Req. 720/14) pede que o responsável pela segurança do Palácio do Planalto explique quais medidas estão sendo tomadas para apurar o uso de computadores do Palácio do Planalto para difamar jornalistas pela internet.

A denúncia foi feita em matéria publicada no jornal “O Globo”, que revelou que os perfis dos jornalistas Carlos Sardenberg e Miriam Leitão na Wikipedia foram alterados com adjetivações negativas sobre o posicionamento crítico de ambos em relação à estabanada política econômica do governo.

“O mínimo que podemos exigir é a apuração exemplar dos responsáveis. A segurança institucional precisa identificar o autor e punir com a demissão. Qualquer atitude do Planalto que não seja esta será uma afronta à democracia e à liberdade de imprensa do país”, declarou Mendonça.

O democrata também rechaçou as recentes declarações dadas pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, de que as alterações partiram de algum “doidinho”. Na opinião de Mendonça Filho, o ministro tenta desviar o foco ao desclassificar o autor da difamação.

“É uma tentativa de minimizar ou reduzir a expressão do autor desse ato criminoso praticado no Palácio do Planalto e que precisa de toda a mobilização do gabinete para descobrir e punir o responsável. Isso não é coisa de doidinho”. É um retrato da prática do PT, que aparelha o Estado e confunde a atividade de um servidor público comissionado, em horário de trabalho, com a atitude de um militante político”, criticou.

Informações

Além do requerimento de convocação, Mendonça entrou com mais dois pedidos de informações sobre o caso no Plenário da Casa. O primeiro pede ao Gabinete de Segurança Institucional que explique formalmente que medidas estão sendo tomadas (RIC 4479/14); enquanto o segundo aciona o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para que também preste esclarecimentos sobre a maneira que sua pasta está lidando com o incidente.

apoio_04