Ibope confirma tendência de alta de Marina Silva, que deixou Aécio para trás e se aproximou de Dilma

presidenciaveis_08Reviravolta inesperada – Confirmando matéria do ucho.info, a mais recente pesquisa Ibope sobre a eleição presidencial, encomendada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela Rede Globo, mostra que a candidata Marina Silva, do PSB, chegou a 29% de intenções de voto, contra 19% do terceiro colocado, o tucano Aécio Neves. Na pesquisa Ibope de 8 de agosto, Aécio aparecia em segundo lugar, com 23% de intenções de voto, enquanto o então candidato do PSB, Eduardo Campos, estava em terceiro, com 9%. Ou seja, a candidatura do PSB avançou vinte pontos percentuais em apenas três semanas, parte dessa conquista creditada à comoção decorrente do acidente aéreo ocorrido em 13 de agosto.

A presidente Dilma Vana Rousseff, candidata do PT à reeleição, continua liderando a disputa, com 34%, contra 38% da pesquisa anterior. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o que impossibilita o empate técnico entre as duas primeiras colocadas. Isso porque Dilma teria no mínimo 32%, enquanto Marina chegaria no máximo a 31%. De igual modo, Aécio não poderia estar no segundo lugar, considerado o critério da margem de erro, pois teria no máximo 21%, enquanto Marina teria no mínimo 27%. Este site apostou em empate técnico, mas erramos em apenas um ponto percentual na diferença entre Dilma e Marina.

Presidenciável do PSC, Pastor Everaldo marcou 1% de intenção de voto, mantendo o índice da pesquisa anterior. O mesmo percentual alcançou Luciana Genro, candidata do PSOL. Os outros candidatos não chegaram isoladamente a 1%, mas juntos somam 1%.

Depois da entrada de Marina Silva no páreo, o contingente de votos brancos e nulos caiu de 13% (8 de agosto) para 7%. O mesmo aconteceu com os indecisos (não sabe | não respondeu), que recuou de 11% para 8%. A soma dos adversários de Dilma dá 51%, 17 pontos a mais do que os 34% da candidata petista. Isso significa que a eleição presidencial será decidida em segundo turno.

Na segunda etapa da corrida ao Palácio do Planalto, Marina Silva venceria a disputa, se a eleição fosse hoje, com 45% dos votos, contra 36% de Dilma Rousseff. No caso de um segundo turno entre Dilma e Aécio Neves, a petista venceria com 41%, contra 35% do candidato tucano.

apoio_04