Apelidado pela petista Gleisi de “Kinder Ovo”, tucano Beto Richa faz elogios rasgados a Marina Silva

beto_richa_10Parafuso solto – Não bastassem a soberba recorrente e a histórica cizânia, o PSDB vem exibindo uma inconteste vocação para o faz de conta. O que não é novidade em uma seara em que o “salve-se quem puder” é a regra do cotidiano. Isso explica a degradação em que se encontra o Brasil em termos políticos.

No Paraná, um dos mais importantes estados brasileiros, o tucanato não faz questão de esconder a folclórica lenda de que é uma legenda que sempre está em cima do muro. Governador do estado, o tucano Beto Richa tem rasgado elogios a presidenciável Marina Silva, mas diz que “ainda” está com Aécio Neves. “Foi surpreendente o desempenho dela [nas pesquisas]. Ela é muito forte, é uma pessoa bem intencionada, tem grandes ideias para o País”, disse Richa ao referir-se à candidata do PSB ao Palácio do Planalto.

Questionado sobre uma eventual aliança do PSDB com Marina Silva, o governador paranaense disse que ainda “é cedo” para tratar do assunto. “Estamos apostando no Aécio, ainda. Vamos esperar”, completou. Ou seja, os principais adversários de Aécio estão no próprio PSDB, que ao escolher o candidato para disputar a Presidência da República fingiu não ouvir a voz das ruas.

Adversária de Richa na disputa pelo direito de ocupar o Palácio Iguaçu, sede do Executivo paranaense, a petista Gleisi Hoffmann enfrenta verdadeira calvário em sua campanha, mas encontrou tempo e criatividade para chamar Richa de “Kinder Ovo”, em alusão à guloseima de chocolate que sempre traz em seu interior uma surpresa. A alcunha “Kinder Ovo” foi usada por Gleisi no debate entre os candidatos ao governo do Paraná realizado pela TV Bandeirantes, em Curitiba.

A senadora petista fez tal referência porque Carlos Alberto Richa, o Beto, sempre se mostra surpreso diante dos episódios que marcam seu governo, que, diga-se de passagem, é embalado pela incompetência. Beto Richa bem que tentou impedir, por vias judiciais, o uso do apelido que lhe foi cunhado por Gleisi, mas a Justiça não acolheu seu pleito.

Que Beto Richa jamais foi um monumento à genialidade todos os paranaenses sabiam, mas é no mínimo estranha a sua declaração sobre Marina Silva, em especial no momento em que o presidenciável do PSDB amarga um distante terceiro lugar na corrida ao Palácio do Planalto.

No contraponto, Gleisi, que saiu-se bem no episódio do “Kinder Ovo”, não é adepta da imprensa livre e independente que revela, com fidelidade à verdade, o seus desvarios políticos. Por conta das matérias sobre o pedófilo Eduardo Gaievski e o movimento para aniquilar as APAEs, o editor do ucho.info foi acionado judicialmente por Gleisi Hoffmann, que ao agir dessa forma exalou sua essência censora.

O mais triste nesse cenário é que o Paraná, importante estado, como já destacado, não merece ser refém de três pífios candidatos ao governo estadual: Beto Richa, Roberto Requião e Gleisi Hoffmann. Os paranaenses, tidos nacionalmente como críticos e exigentes, saberão escolher na hora do voto. E que vença o “menos ruim”, porque de bem intencionados o inferno está lotado.

apoio_04