Pesquisa Vox Populi mostra que presidenciáveis estão empacados e troca de acusações deve crescer

presidenciaveis_07Andando de lado – Enquanto corre solta a degradante troca de acusações entre os três principais candidatos ao Palácio do Planalto, pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Record, mostra que a corrida presidencial entrou em fase de estagnação no tocante às intenções de voto candidatos.

De acordo como levantamento, cujos resultados foram divulgados nesta terça-feira (16), a candidata Dilma Rousseff (PT) continua na liderança com 36% das intenções de voto. Presidenciável do PSB, Marina Silva aparece em segundo lugar com 27% das intenções, enquanto Aécio Neves (PSDB), em terceiro, soma 15%. Na última pesquisa Vox Populi, Marina tinha 28% das intenções de voto. Os outros dois candidatos mantiveram os mesmos índices.

Brancos e nulos somam 8%, enquanto que 12% dos entrevistados não indicaram um candidato ou não quiseram responder. Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) tiveram 1% das intenções de voto cada. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram menos de 1% das intenções.

O instituto fez duas simulações de segundo turno. Em uma disputa entre a Marina Silva e Dilma Rousseff, a candidata do PSB teria 42% dos votos, contra 41% de Dilma, o que em termos técnicos é considerado empate, se considerada a margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais. Ainda no segundo round da disputa presidencial, brancos e nulos somariam 11%, ao passo que 6% seriam indecisos. Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a candidata do PT venceria com 47% das intenções, contra 36% do candidato tucano. Os votos brancos ou nulos seriam 12% e os indecisos, 5%.

O Vox Populi também divulgou avaliação do governo. Entre os entrevistados, 38% avaliaram o governo como ótimo ou bom. A pesquisa aponta que 39% dos consultados consideram o governo regular. No universo dos que consideram o governo ruim ou péssimo o número chega a 23%. Os que não souberam ou não responderam totalizam 1%.

Com base nos resultados da avaliação do governo do PT, a chance de Dilma Rousseff conquistar o direito de permanecer no cargo por mais uma temporada é de 32,5%. Ou seja, para quem tenta a reeleição e tem nas mãos a máquina estatal e a caneta presidencial, a situação de Dilma não é das mais confortáveis. Diante disso, os brasileiros devem se preparar, pois o pugilato eleitoral deve tornar-se ainda mais intenso nas próximas semanas.

O Brasil tem 140 milhões de eleitores aptos a votar e o Vox Populi realizou duas mil entrevistas em 147 cidades do País. O levantamento foi realizado nos últimos sábado (13) e domingo (14). O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-00632/2014.

apoio_04