Cúpula do PMDB reage à ação da PF contra Lobão Filho, acusado de caixa 2 de campanha

edinho_lobao_04Filho de lobo – Vice-presidente da República e candidato à reeleição na chapa da petista Dilma Rousseff, o peemedebista Michel Temer divulgou, nesta quinta-feira (25), nota em que afirma que “é inadmissível que forças policiais sejam instrumentalizadas para atingir candidaturas”. Temer referiu-se à ação da Polícia Federal, no Maranhão, em um avião utilizado na campanha de Edison Lobão Filho, candidato do PMDB ao governo estadual.

“Sob o pretexto de buscar recursos ilegais de campanha, foram feitas buscas na aeronave, nos automóveis e na bagagem dos membros da comitiva, numa ação intimidatória que, ao final, nada encontrou de irregular. O procedimento foi baseado em denúncia anônima durante o curso da disputa eleitoral intensa. No Estado democrático de direito, é inadmissível que forças policiais sejam instrumentalizadas para atingir candidaturas legitimamente constituídas”, destaca a nota.

Na noite anterior, no aeroporto de Imperatriz, cidade do interior do Maranhão, policiais federais fizeram uma busca no avião de Lobão Filho e nas bagagens do candidato e de integrantes da campanha. A operação policial tinha por objetivo apurar denúncia anônima de suspeita de recursos ilegais de campanha, o malfadado “caixa 2”. De acordo com a nota assinada por Michel temer, os agentes da Polícia Federal abordaram a comitiva “com armas em punho”.

Um interlocutor de Temer destacou o mal-estar causado pela operação na cúpula do PMDB, que espera que ações dessa natureza não interfiram no processo eleitoral. “É preciso ter cuidado para que este tipo de procedimento não interfira no processo eleitoral”, comentou o interlocutor, lembrando que o PMDB está “em busca de respostas para o que aconteceu e de onde partiu a ordem para este tipo de ação”.

Qualquer denúncia que chega à autoridade policial deve ser investigada, por força de lei, desde que a operação ocorra dentro dos limites da legalidade e sem exageros ou cenas cinematográficas. Que no Brasil o “caixa 2” é presença obrigatória em qualquer campanha política todos sabem, mas o PMDB deve saber como agem os integrantes do clã maranhense liderado por José Sarney. Sempre no melhor estilo “Os Intocáveis”.

Filho do ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, o senador Lobão Filho é um adepto daquela nefasta pergunta “você sabe com quem está falando”, que tem força extra especialmente no Maranhão, onde o coronelismo político corre solto há mais de meio século. A família Lobão, assim como a cúpula do PMDB, deve se dar por satisfeita pelo fato de nada de irregular ter sido detectado pela Polícia Federal. Lembrando que se existiu abuso por parte dos policiais, os mesmos devem ser punidos de acordo com a lei. Do contrário, se Lobão Filho e sua comitiva partiram para a famosa “carteirada”, a PF agiu com manda o figurino.

apoio_04