Deputado quer convocar cunhado de mensaleiro para esclarecer elo entre Youssef e o Mensalão do PT

meire_poza_02Fala que eu te escuto – Deputado federal pelo capítulo gaúcho do Democratas, o reeleito Onyx Lorenoni apresentou à CPMI da Petrobras requerimento de convocação de Rafael Lopez, cunhado do mensaleiro Enivaldo Quadrado e considerado como responsável pela contabilidade pessoal do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, e que desde a última semana vem prestando depoimento às autoridades no vácuo de um acordo de delação premiada.

O anúncio da apresentação do requerimento de convocação foi feito durante a sessão da CPMI desta quarta-feira (8), quando a ex-contadora de Youssef, Meire Bonfim da Silva Poza, foi ouvida e mais uma vez confirmou as estripulias de um dos protagonistas do maior escândalo de corrupção da história brasileira. O objeto do requerimento de Lorenzoni comprova mais uma vez a tese defendida há anos pelo ucho.info, de que todos os escândalos de corrupção da era Lula são conexos.

“Rafael Lopes é responsável pela contabilidade pessoal de Alberto Youssef, como disse Meire Poza, e por isso ele pode falar sobre as operações de remessas de dinheiro para o exterior de Youssef”, defendeu Onyx.

Durante a sessão, Meire Poza também revelou que remessas mensais de R$ 15 mil lhe foram entregues pelo jornalista Breno Altman, filiado ao Partido dos Trabalhadores. O montante seria usado para quitar a multa imposta pela Justiça a Quadrado, dono da corretora Bônus-Banval e condenado por lavagem de dinheiro no esquema do Mensalão do PT.

“A contadora disse que recebeu, em espécie, R$ 15 mil reais na casa do jornalista. Breno Altman é filiado ao Partido dos Trabalhadores e membro do diretório do PT em São Paulo. Temos um jornalista ligado ao todo poderoso ex-ministro José Dirceu pagando a multa de outro condenado no processo do Mensalão. Enivaldo Quadrado é ligado ao PP, responsável pela indicação de Paulo Roberto Costa a Petrobras”, lembrou o democrata.

A corretora Bônus-Banval foi uma das centrais de branqueamento de capitais utilizadas pelo então deputado federal José Janene (PP-PR), falecido em 2010 e apontado como sócio de Youssef. A filha de Janene, Daniele, passou uma temporada na Bônus-Banval, possivelmente aprendendo sobre o alvejamento de dinheiro sem procedência e cuidando dos negócios escusos do pai.

Em 6 de dezembro de 2008, Enivaldo Quadrado foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ao chegar do exterior carregando enorme quantidade de dinheiro. Na ocasião, Quadrado declarou à Receita Federal estar portando 300 mil euros, quando na verdade carregava 360 mil. A diferença, 61 mil euros, estava escondida debaixo da roupa, nas meias e na cueca do alarife.

Quando a notícia da prisão de Enivaldo Quadrado aterrissou em Londrina, importante cidade paranaense, o staff da quadrilha liderada por Janene entrou em desespero. Quadrado alegou que o dinheiro seria empregado na capitalização de suas empresas, mas os recursos tinham como destino uma locadora de veículos da família de José Janene.

apoio_04