Passo adiante – Na primeira pesquisa de intenção de voto sobe o segundo turno da corrida presidencial, o candidato Aécio Neves, do PSDB, aparece à frente da petista Dilma Rousseff, que busca a reeleição.
Em levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, a pedido da revista Época, se a eleição fosse hoje, Aécio teria 49% dos votos, contra 41% da adversária Dilma. Não sabe ou não responderam somam 10%. No âmbito dos votos válidos, Aécio Neves tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%. O instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.080 eleitores em 152 municípios.
A cúpula petista já esperava por resultados negativos nas primeiras pesquisas, por isso o núcleo duro da campanha de Dilma Rousseff reuniu-se às pressas na última segunda-feira (6) para definir as estratégias para o segundo turno da eleição presidencial. O que se sabe é que Dilma e seus sequazes adotarão jogo muito mais sujo do que foi dispensado à então candidata Marina Silva (PSB), que não resistiu à avalanche de mentiras criada pelo marqueteiro João Santana e vociferada à exaustão por Dilma.
Independentemente de quais sejam as estratégias da campanha petista, republicanas ou não, o maior adversário de Dilma Rousseff será i cenário econômico nacional, cada vez mais próximo da seara da crise. Os números sobre a economia, das mais diversas fontes, apontam para um quadro de grande preocupação, sendo que qualquer promessa de mudança no curto prazo não deve ser levada a sério, não importando qual seja o candidato vencedor.
A grande preocupação que paira na órbita do PT está atrelada à possibilidade de os tucanos, de volta ao poder central, desvendarem os muitos escândalos de corrupção que ainda estão debaixo da alcatifa palaciana, ostentando a estelar chancela da legenda que nos últimos doze anos se dedicou ao banditismo político. O esquema criminoso que funcionava a partir da Petrobras e foi desmontado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, ainda está nos primeiros capítulos.
O fato de Aécio Neves ter reagido na reta final do primeiro turno não significa que a vitória está garantida, mesmo que as pesquisas eleitorais apontem nessa direção. Muitos dos levantamentos divulgados horas antes do primeiro turno foram atropelados pelos números das urnas. Por isso, para passar o Brasil a limpo é preciso muito empenho e atenção, pois o PT está disposto a tudo para garantir a vitória. Aliás, como disse a própria presidente Dilma, na nora da eleição o PT faz o diabo.