Jogo rasteiro – O governo petista de Dilma Rousseff enganou o eleitorado brasileiro durante a campanha presidencial no tocante ao aumento de preço dos combustíveis. Empurrou o assunto como conseguiu, mas confirmada a vitória nas urnas o tema voltou à mesa de negociação da Petrobras. Na terça-feira (4), o ainda ministro Guido Mantega (Fazenda), que preside o Conselho de Administração da estatal, deu sinal verde para que a empresa promovesse o reajuste nos preços da gasolina e do diesel.
No mesmo dia, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse aos jornalistas que “aumento de preços não se anuncia, pratica-se”. Ou seja, abusou da ironia para reforçar mais um drible do governo nos brasileiros. Com o assunto fervilhando no noticiário, o Palácio do Planalto preferiu amainar a expectativa da opinião pública e informou que não havia data e nem percentual definido para o aumento dos combustíveis. Essa informação foi dada na manhã desta quinta-feira (6)
Há instantes, a Petrobras informou que a partir da meia-noite os combustíveis estarão mais caros nas refinarias. O preço gasolina terá aumento de 3%, enquanto que o do diesel será de 5%. Isso significa que nos postos de abastecimento o aumento será ainda maior. A consequência primeira e imediata dessa decisão será sentida na alta da inflação oficial, que há muito não descola do teto (6,5%) do programa de metas fixado pelo governo. Os preços de produtos e serviços também serão reajustados, fazendo com que o salário do trabalhador perca ainda mais o seu minguado poder de compra.
O reajuste dos preços dos combustíveis acontece no momento em que a cotação do petróleo no mercado internacional está em queda por causa de oferta maior que a demanda. Mesmo assim, para compensar os prejuízos provocados pela importação de gasolina e diesel a Petrobras decidiu manter os reajustes.

De janeiro de 2011 a julho de 2014, a Petrobras teve um prejuízo de pouco mais de R$ 60 bilhões com a importação de combustíveis, medida necessária porque os petistas palacianos empurraram os incautos cidadãos na vala do consumismo. Essa ação irresponsável, comandada por Lula e adotada por Dilma Rousseff, serviu para aumentar de maneira impressionante a frota de veículos do País, enquanto minguavam os investimentos oficiais em transporte público e modalidade urbana.
Quando estava na oposição, o PT sempre condenou os reajustes de preços anunciados na boca da noite. O anúncio da Petrobras na noite desta quinta-feira foi proposital, pois as refinarias abrirão as portas amanhã no embalo dos novos preços. Mesmo assim, ainda nesta noite, os postos de abastecimento reajustarão os preços, mesmo que a gasolina e o diesel tenham sido adquiridos por valores menores.
Como já informou o ucho.info, o prejuízo causado aos cofres da Petrobras pelo populismo barato de Lula e a incompetência do governo do PT é tão grande, que corresponde a quatro vezes o valor do bônus de assinatura do leilão do pré-sal (R$ 15 bilhões). A grande questão é que o reajuste atual pouco resolverá o problema de caixa da Petrobras.
O Brasil foi desmontado ao longo dos últimos doze anos, mas os petistas insistem em falar em conquistas por parte da população. Somente os alienados acreditam que conquistas e melhoria de vida podem ser traduzidas por uma equação suicida formada por crédito fácil, consumo excessivo e desnecessário, endividamento recorde e inadimplência preocupante. Quando os brasileiros se derem conta da extensão do estrago patrocinado por Lula e sua horda será tarde demais.