Ida de Kátia Abreu para a Agricultura abre caminho para estafeta de José Dirceu no Senado

donizeti_nogueira_01Compre um, leve dois – Reeleita senadora pelo PMDB de Tocantins em 2014, com 282.052 votos (41,64% dos votos válidos), a ruralista Kátia Abreu, conhecida como “Rainha da Motosserra” e “Miss Desmatamento”, assumiu o comando do Ministério da Agricultura, jogando por terra todos os discursos pretéritos contra a presidente Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores. Essa incongruência discursiva surgiu quando a agora ministra trocou o Democratas (antigo PFL) pelo PSD, partido fundado e controlado por Gilberto Kassab, ministro das Cidades.

Na sequência, quando decidiu pular do PSD para o PMDB, Kátia Abreu sinalizou ao seu eleitorado que discurso político é como nuvem no céu: às vezes está de um jeito, às vezes está de outro. No momento em que concorreu ao Senado Federal, no ano passado, a nova ministra da Agricultura deixou claro que seu objetivo era se aproximar cada vez mais do Palácio do Planalto. Para tanto, a ruralista escolheu o petista Donizeti Nogueira como primeiro suplente.

Com a ida de Kátia Abreu para a Esplanada dos Ministérios, Donizeti Nogueira assumirá o mandato de senador logo após a posse dos titulares dos cargos no Congresso Nacional, evento agendado para o próximo dia 1º de fevereiro. Em seguida, Kátia Abreu se licenciará do Senado, desta vez no novo mandato, para retornar à pasta da Agricultura, abrindo caminho para o suplente.

Ex-presidente do diretório estadual do PT em Tocantins, Donizeti Nogueira, um quase senador da República, é mais um dos muitos petistas que engrossam a fila dos obedientes ao ex-ministro e mensaleiro condenado José Dirceu de Oliveira e Silva, o Pedro Caroço. Para quem está a um passo de assumir cargo de relevante importância, como é o de senador, o petista tocantinense deveria rever algumas de suas atitudes, pois atuar como “menino de recados” de alguém como Dirceu não é ponto positivo no currículo de um político que alcança, por força das circunstâncias, a vitrine do Parlamento.

Resta saber se Donizeti continuará agindo como poita de José Dirceu, a partir de fevereiro no Senado Federal, ou se terá uma atuação independente, como esperam os eleitores do estado do Tocantins que votaram em Kátia Abreu sem imaginar que o gato poderia subir no telhado antes da hora.

O UCHO.INFO, que Donizeti Nogueira por certo conhece tão bem quanto alguns gabinetes do Tribunal de Justiça do Tocantins, está de olho no futuro senador.

apoio_04