Ronaldo Caiado diz que PT optou por braço de Dilma Rousseff na presidência do Senado Federal

ronaldo_caiado_22Mais do mesmo – Líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) criticou a reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a Presidência da Casa, realizada na tarde deste domingo (1º). Para o democrata, o resultado é exatamente o oposto do que esperava a população brasileira e foi determinado pela bancada do PT, que escolheu Renan Calheiros como “braço de Dilma” no Legislativo

“Infelizmente o PT decidiu por manter o status quo, por manter um braço da presidente Dilma na presidência do Senado. É triste. O resultado que pode até ter alegrado alguns, como a maioria do Senado, mas entristeceu enormemente a maioria da população brasileira”, definiu Caiado.

Sem personalizar sua crítica, o senador afirmou que “não é contra ‘A’ ou a favor de ‘B’, e sim, contra a maneira como o Senado está sendo governado”. Ele citou a necessidade de modernizar o parlamento com a reforma do regimento interno para que o poder se torne menos concentrado na figura do presidente.

“O Regimento é tão antiquado que hoje você pede um requerimento de informação a um ministro e isso tem que passar pela Mesa Diretora para saber se existe uma admissibilidade ou não. Essa peneira do que pode ou não ser encaminhado é muito grave. O Regimento transfere para o presidente da Casa um poder que deveria ser do plenário”, defendeu.

Orçamento Impositivo

Caiado ainda trouxe um exemplo apresentado pelo próprio Renan Calheiros em seu discurso de vitória para demonstrar como a sua condução fez do Senado um espaço subserviente ao Palácio do Planalto.

“Veja essa falsa conquista do Orçamento Impositivo que ele citou em seu discurso: aqui no Senado eles incluíram uma limitação no financiamento da saúde trazendo para a Constituição brasileira e ao mesmo tempo condicionaram às emendas parlamentares. Foi o jogo feito por intermediação direta do Palácio do Planalto e que atropelou todo o Congresso”, criticou.

apoio_04