Deputado tenta barrar propaganda enganosa da Petrobras que camufla escândalo de corrupção

petrobras_15Sol com a peneira – A tentativa da Petrobras de passar à população a imagem de empresa bem administrada em propaganda de televisão, tentando desviar a atenção do público que permanece estarrecido diante da pior crise da história da estatal, em decorrência de um esquema de corrupção bilionário, não passou despercebida. As incursões publicitárias da petrolífera verde-loura atendem a uma ordem expressa do governo, que cada vez mais tenta escapar dos efeitos da Operação Lava-Jato, em plena marcha na rampa do Palácio do Planalto.

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), por meio de representação ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Comissão de Valores Mobiliários, tenta vetar a veiculação da propaganda enganosa que, desde a última semana está na grande mídia, sangrando ainda mais os cofres da empresa que pode chegar em 2016 em situação financeira comprometedora.

“Como uma empresa cheia de problemas de caixa e de gestão e com graves denúncias de corrupção faz uma publicidade como se tudo estivesse bem?”, questiona o deputado democrata. Para Aleluia, a iniciativa é um ato criminoso feito com dinheiro público em um momento completamente inoportuno e que só desinforma a opinião pública.

“O desafio da Petrobras é explicar o Petrolão e dar os nomes daqueles que se beneficiaram dos bilhões de reais desviados”. A peça televisiva de um minuto diz: “Hoje, os desafios são outros. Por isso, estamos aprimorando a governança e a conformidade na gestão”.

A roubalheira que derreteu as finanças da principal empresa brasileira, com direito a ações na Justiça norte-americana contra o governo brasileiro e o Conselho de Administração da empresa, coloca o Brasil no ranking da corrupção global, na esteira do maior escândalo da história da humanidade.

A exemplo do que fez durante a corrida presidencial de 2014, quando enganou de forma escandalosa os eleitores do País, a presidente Dilma Vana Rousseff busca esconder a lama que invadiu a Petrobras, como se perdas no montante de R$ 88 bilhões, na seara do Petrolão e de outros desmandos, representassem pouco.

Em um país minimamente sério, com autoridades igualmente responsáveis, a diretoria da Petrobras já teria sido demitida e estaria fazendo companhia aos alarifes presos nas operações Lava-Jato e Juízo Final, ambas da Polícia Federal. Como disse certa vez um conhecido e gazeteiro comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”.

apoio_04