Renan Calheiros tem se dedicado a alimentar máquina de crises no Senado, afirma Caiado

ronaldo_caiado_19Máquina da discórdia – Líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) lamentou a “apatia” com a qual considerou o início do ano legislativo de 2015 no Senado Federal. De acordo com o senador, a culpa bela pouca produtividade é do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) e do clima de instabilidade criado após a eleição da Mesa Diretora.

“É decepcionante ver o início de ano legislativo com total apatia no Senado por conta do presidente que, até o momento, só produziu crises sucessivas com os partidos e líderes da Casa impondo o descumprimento da Constituição e das regras regimentais”, criticou Caiado.

O democrata acredita que a manobra usada por Renan para blindar o Palácio do Planalto e boicotar o direito de minorias ocuparem cargos na Mesa Diretora foi o grande empecilho para que se produzisse uma pauta de acordo com a demanda exigida do parlamento.

“Após sua eleição, em vez de adotar um comportamento conciliador, justamente no momento delicado em que vivemos no país, ele promove um clima de ‘vendetta’ perseguindo aqueles que não votaram em seu nome. Com isso foi tirada a capacidade de avançar na discussão da pauta a ser votada em plenário”, relacionou.

Câmara x Senado

Ronaldo Caiado fez uma comparação com o ritmo de trabalho que tem sido imposto na Câmara dos Deputados durante o mesmo período. Até o momento, diversas matérias foram apreciadas com quórum superior a 400 parlamentares.

“Enquanto sequer definimos a Mesa Diretora, a Câmara já avançou e muito em sua pauta. Nós estamos com o Senado parado, não sabemos qual vai ser a regra para a definição de comissões e o clima é de calmaria total. Ficou tudo para depois do carnaval”, comentou.

O líder trouxe um exemplo desta quarta-feira (11/02), onde uma sessão estava marcada para as 11h e acabou cancelada sem maiores explicações aos senadores que aguardavam o presidente Renan Calheiros.

“Com ordem do dia marcada para 11h ficamos esperando o presidente até 15h quando, sem satisfação ao plenário, ele mandou que avisasse que não teria sessão. É esse tipo de situação que dificulta o convívio já que existe quebra de princípios da Presidência”, apontou.

Supremo

O mandado de segurança que contesta a eleição da Mesa Diretora, apresentado por Ronaldo Caiado ao STF, foi encaminhado para a relatoria do ministro Luiz Fux, que já pediu esclarecimentos a Renan sobre a forma como foi conduzida a composição.

“Estamos amparados pela precedência do caso e a jurisprudência que indica nossa vitória. A mesma situação aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia e o entendimento da alta corte foi de acordo com nossa argumentação”, explicou.

apoio_04