Parafuso solto – A Justiça francesa abriu na quarta-feira (18) um inquérito por “violência voluntária motivada por racismo em um meio de transporte coletivo”. A decisão foi tomada um dia após torcedores do Chelsea impedirem um homem negro de entrar no vagão do metrô parisiense em que estavam. O incidente aconteceu antes das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa entre o Paris Saint-Germain (PSG) e o Chelsea, no estádio Parc des Princes em Paris, e provocou uma onda de indignação.
O ato racista dos torcedores do Chelsea, na terça-feira (17), foi filmado por um britânico que mora em Paris e postado na internet. O vídeo foi um dos mais vistos nas últimas horas nas redes sociais. Nas imagens, os torcedores do clube inglês empurram violentamente o homem negro e o impedem de entrar no vagão. Em seguida, gritam: “nós somos racistas e amamos isso!”
O incidente aconteceu quando os torcedores iam para o estádio Parc des Princes, mas os agressores ainda não foram identificados. Após a abertura do inquérito, as investigações serão comandadas por um órgão da Secretaria de Segurança de Paris especializado em ocorrências em grandes eventos esportivos. A Scotland Yard, a polícia britânica, propôs ajuda aos colegas franceses para investigar o caso.
Reações generalizadas
A direção do Chelsea lamentou o “comportamento horrível” de seus torcedores é “inadmissível no futebol ou na sociedade”. O clube londrino vai apoiar as ações penais contra os envolvidos e garantiu que irá sancionar os culpados, inclusive com “medidas de interdição” se for provado que os agressores são sócios do Chelsea.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, condenou o incidente em sua conta no Twitter, escrevendo que “não há espaço para o racismo no futebol”. A UEFA divulgou comunicado em que afirmar estar “consternada”. A Federação Europeia de Futebol também informou que como o incidente aconteceu fora do estádio, e, portanto, fora da jurisdição da entidade, cabe apenas à Justiça francesa investigar o caso.
A Federação Inglesa de Futebol também deplorou um “comportamento vergonhoso que é um ato criminoso e por isso os responsáveis devem ser severamente punidos”. Mesmo tom na Associação de Torcedores Ingleses que fala de um “incidente chocante”. A entidade afirma que a maioria dos torcedores do Chelsea está indignada.
A partida de ida das oitavas de final entre o PSG e o Chelsea terminou empatada em um gol. (Com RFI)
Confira abaixo o vídeo do episódio racista patrocinado por torcedores do Chelsea