Rubens Bueno requer comissão externa para acompanhar crise política na Venezuela

antonio_ledezma_01Ditadura comunista – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) protocolou nesta sexta-feira (20) pedido de criação de comissão externa para acompanhar os desdobramentos da prisão do prefeito da cidade de Caracas, Antonio Ledezma, pelo governo bolivariano do tiranete Nicolás Maduro.

Agentes do serviço secreto venezuelano invadiram, na quinta-feira (19), o escritório de Ledezma, que é um dos mais ferrenhos opositores ao governo de Maduro. A detenção do político pode agravar ainda mais as tensões políticas na Venezuela.

Bueno acredita que o Parlamento brasileiro pode colaborar na busca de solução conjunta para o caso, diante do quadro de violência e intolerância que se registra no país vizinho.

“É legitimo que busquemos construir um debate construtivo com os partidos e atores políticos da Venezuela – despidos de quaisquer colorações ideológicas – na tentativa de erigir pontes que possam nos ajudar a entender e, eventualmente, a ajudar a superar o atual clima de polarização e hostilidade que impera ali impera”, justifica o líder do PPS no requerimento apresentado à Mesa Diretora da Câmara.

No documento, Rubens Bueno lembra ainda outros exemplos de perseguição a políticos venezuelanos opositores. Ele cita o caso de Maria Corina, deputada que teve o mandato cassado sob a alegação de traição ao país e estímulo à violência. Também relata a prisão do ex-prefeito de Chacao, Leopoldo López, ainda sob custódia do Estado mesmo após parecer de um Grupo de Trabalho da ONU que não vê razão para manter o oposicionista detido e acusa Caracas de violação aos direitos humanos.

“Esperamos que esta comissão externa possa oferecer condições para que nós, deputados federais brasileiros, tenhamos consciência sobre a verdadeira situação da Venezuela e sobre as condições nas quais a oposição é exercida naquele pais, para que possamos nos posicionar de forma integra e imparcial sobre o tema”, finaliza o líder do PPS.

apoio_04