Rubens Bueno critica declaração de Levy sobre “escorregadinha” nas contas públicas

joaquim_levy_04Virando a casaca – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) criticou, nesta terça-feira (24), a mudança de postura do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre a economia nacional. Na opinião do parlamentar, Levy, logo que assumiu o cargo, fez declarações realistas sobre o baixo crescimento da economia do País, mas, surpreendentemente, na segunda-feira (23), mudou o tom do discurso ao declarar que no primeiro governo Dilma “houve uma escorregadinha” no controle das contas públicas

“O recuo do ministro nos surpreende. Levy vinha tendo uma postura mais próxima da realidade ao trazer à sociedade os dados preocupantes sobre a economia. Agora, com essa declaração, parece que assumiu o discurso palaciano de maquiar o descontrole das contas públicas”, criticou Bueno.

A declaração de Joaquim Levy foi feita em palestra, na segunda-feira, a empresários e executivos da Câmara de Comércio Brasil-França, em São Paulo.

Na avaliação do parlamentar, Levy perde a credibilidade que conquistou fora do governo. “Depois de dizer que o país terá PIB negativo neste ano, criticar o descontrole das contas públicas e de defender um ajuste fiscal duro, o ministro derrapou feio. Não dá para falar em pequenos deslizes quando o déficit do PIB no ano passado foi de 7%”, afirmou o líder do PPS.

Na segunda-feira, a divulgação sobre o déficit nominal do PIB em 2014 voltou a assombrar o mercado. Isso foi sentido nas oscilações das bolsas de valores.

Rubens Bueno comentou também os dados divulgados da revista “The Economist” que apontaram os 42 países com pior desempenho no mundo. “Estamos atrás da Venezuela, do Egito e até da Grécia, que enfrenta uma crise sem precedentes, mesmo assim apresentou um déficit de 4%”, analisou.

apoio_04