Aprenda a respirar direito e alivie a ansiedade e o estresse

respiracao_02Solução simples – A ansiedade tem tomado conta de nossas vidas de uma forma muitas vezes devastadora. O resultado disso são noites mal dormidas, falta de concentração, mau humor, depressão, síndrome do pânico, além de muitas outras consequências para a saúde.

Mas, temos boas notícias! Está comprovado que a maneira como respiramos ajuda a acalmar e reduzir o nervosismo causado pela rotina cada vez mais estressante que vivemos.Vários estudos colocam a meditação como grande aliada para quem precisa relaxar.

A respiração ajuda na forma fisiológica, já que o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação. Outro ponto está no fato do indivíduo, ao tornar sua respiração consciente, traz sua atenção ao momento presente, assim, o estado de ansiedade tende a ser minimizado.

Um estudo feito em 2010 comprova que a inspiração está conectada com o lado ativo do sistema nervoso autônomo, enquanto a expiração está conectada com o lado calmante do sistema nervoso autônomo.

Vale ressaltar que o correto é que a respiração seja feita usando a musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda com as pausas inspiratórias e expiratórias, livre, leve e natural.

Alguns truques de respiração podem ajudar a ter uma noite de sono relaxante. Um exemplo é o exercício chamado “4-7-8 technique”, um calmante natural para o sistema nervoso e promete combater o estresse. Pode ser feito em qualquer situação, inclusive antes de dormir:

1. Coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores da frente e mantenha essa posição durante todo o exercício.

2. Expire completamente pela boca, emitindo um som como um assobio.

3. Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz, contando mentalmente até quatro.

4. Prenda a respiração e conte até sete.

5. Expire completamente pela boca, contando até oito.

6. Após essa primeira respiração, repita o ciclo mais três vezes.

(Por Danielle Cabral Távora)

Confira o vídeo abaixo e aprenda aprender a fazer os exercícios

apoio_04