“A galáxia é o Rio de Janeiro”: com esta gafe Dilma participou de cerimônia no aniversário da cidade

dilma_rousseff_403Fala desconexa – “Paes é o prefeito mais feliz do mundo, que dirige a cidade mais importante do mundo e da galáxia. Por que da galáxia? Porque a galáxia é o Rio de Janeiro. A via Láctea é fichinha perto da galáxia que o nosso querido Eduardo Paes tem a honra de ser prefeito”. Com esse discurso, a presidente Dilma Rousseff participou neste domingo (1) da cerimônia de entrega de medalhas “1º de Março” a personalidades do Rio de Janeiro, entre elas o ex-jogador Zico, a atriz Fernanda Montenegro, o jornalista Ferreira Gullar, Dona Ivone Lara e a própria presidente do Brasil. A cerimônia ocorreu no dia do aniversário da cidade.

Além do discurso um pouco confuso sobre o Rio de Janeiro, Dilma chamou a cantora Ivone Lata de Ivete e errou a quantidade de países que participarão das Olimpíadas de 2016, diante do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

A presidente chegou a dizer que o prefeito Eduardo Paes percorreu a Transcarioca inteira, ida e volta, a pé à meia-noite da véspera de sua inauguração, em 2014. A via tem 39 quilômetros de extensão. “Ele andou a Transcarioca inteirinha a pé, ida e volta, para ver se estava nos conformes. Essa força é a do compromisso que ele tem com a cidade”, disse ela.

Ainda em seu discurso, Dilma elogiou a revitalização da zona portuária e do centro histórico da cidade. Ressaltou a preservação do cais do Valongo, porto usado para a entrada de africanos escravizados no Brasil e que reapareceu durante as obras na região. “O cais do Valongo é um momento terrível da nossa história. Ele representa o momento da escravidão nesse país, da qual nos libertamos. Mas temos que continuar nos libertando, lutando contra a discriminação racial no nosso país. Já é um orgulho que no censo 52% dos brasileiros se reconheceram com descendência afro-brasileira”.

Heróis cariocas

Foram divulgados também os primeiros 63 personagens que vão integrar o Livro de Heróis e Heroínas da cidade. Na lista há músicos, escritores, jornalistas e políticos eleitos por uma comissão que será a responsável por eleger novos nomes.

Só integram a lista pessoas mortas há no mínimo 30 anos, entre elas o fundador da cidade, Estácio de Sá (1542-1567), o escritor Machado de Assis (1839-1908) e o compositor Noel Rosa (1910-1937).

(Por Danielle Cabral Távora)

Confira abaixo o vídeo em que a presidente Dilma Rousseff fala sobre o “melhor prefeito das galáxias”

apoio_04