Pela 10ª vez seguida economistas consultados pelo BC prevêem piora do PIB e da inflação

inflacao_21Luz vermelha – Consultados pelo Banco Central, economistas das principais instituições financeiras em atividade no País voltaram a afirmar que as expectativas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e à inflação deste ano são as piores.

De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (9) pelo BC, os analistas acreditam que a economia recuará 0,66%, ante 0,58% da previsão anterior. As previsões são alarmantes, já que trata-se da décima vez seguida em que os economistas consultados pioram sua estimativa.

A indústria, por exemplo, deve ter recuo na produção de 1,38%, ante contração prevista antes de 0,72%. Em relação a 2016, a projeção para o crescimento do PIB caiu a 1,40%, 0,10 ponto percentual a menos do que na pesquisa anterior.

De acordo com o Boletim Focus, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação, chegou a 7,77% no acumulado de doze meses, contra 7,47% na semana anterior. Vale ressaltar que esse percentual é superior ao teto (6,5%) do plano de metas estabelecido pelo governo.

Para os preços administrados, a projeção saltou para 11,18%, alta de 0,18 ponto percentual. Para o fim de 2016, a expectativa para o avanço do IPCA foi a 5,51%, contra 5,50% na pesquisa anterior.
Depois de o Banco Central manter o ritmo de aperto monetário e deixar em aberto os próximos passos, em meio à contínua piora do econômico-inflacionário, os economistas mantiveram inalterada a perspectiva para a taxa básica de juro, Selic, para este ano.

Na última semana, em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, para 12,75% ao ano. Contudo, o Copom não deu indicações sobre os próximos passos. Desta forma, as atenções se voltam agora para a divulgação da ata dessa reunião, na próxima quinta-feira (12). Ainda para o próximo ano, a mediana das projeções ainda indica que a Selic encerrará a 11,50%.

Economistas que mais acertam as projeções também continuam vendo a Selic a 13% em 2015 e a 11,50% no final de 2016. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04