Caiado pede convocação de Berzoini e auditoria do TCU em rombo no fundo de pensão dos Correios

correios_13Escândalo novo – Líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) protocolou nesta segunda-feira (23) requerimento de convocação do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. O senador pede explicações sobre o rombo de R$ 5,6 bilhões do Postalis, fundo de pensão dos Correios, que agora, conforme reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, deverá ser compensado com quase 26% dos salários dos funcionários da estatal a partir de abril de 2015.

Além disso, Caiado enviou requerimento de informação ao Ministério da Previdência com questionamentos sobre a evolução do patrimônio do fundo e auditorias realizadas desde 2010. O parlamentar ainda deu entrada em requerimento de pedido de auditoria pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em relação à administração do fundo.

Ronaldo Caiado também protocolou requerimentos de convite do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro – no cargo por indicação do ex-ministro petista Paulo Bernardo da Silva –, de Antônio Carlos Conquista, diretor-presidente do Postalis, e do diretor-superintendente da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), órgão responsável pela fiscalização dos fundos de pensão.

“É inaceitável que o funcionário dos Correios pague pela gestão fraudulenta do Postalis. Pelo visto, o esquema de corrupção do mensalão, que começou nos Correios, continuou firme e forte. Será que querem que os servidores arquem com o prejuízo quietos? Os gestores desse fundo devem responder por esse absurdo. Não é de hoje que venho denunciando os desmandos nos fundos de pensão”, afirmou Caiado.

Saiba mais

Os requerimentos de convocação e convite foram protocolados na Comissão de Fiscalização e Controle. Já o requerimento de informação foi encaminhado ao Ministério da Previdência, órgão responsável pela Previc e pede informações desde 2010: todos os relatórios, auditorias ou qualquer outro instrumento de fiscalização em relação ao fundo de pensão Postalis; todas as informações constantes em qualquer banco de dados da Previc que diga respeito ao fundo; toda e qualquer notificação, advertência, punição ou correspondência entre a Previc e o Postalis.

apoio_04