Com o início do outono os casos de gripe começam a surgir em meio ao surto de dengue, saiba a diferença

gripe_11Zona de conflito – Segundo dados do Ministério da Saúde, no início de 2015 houve um aumento de 139% nos casos de dengue no Brasil todo, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é típica do verão, já que o calor é a temperatura ideal para sua proliferação. Porém, com o início do outono, os riscos de contrair a dengue ainda continuam. “Como as chuvas devem continuar frequentes por mais algumas semanas, o ambiente continua propício para a disseminação do mosquito da dengue”, afirma o infectologista Alberto Chebabo. Os casos de transmissão começam a diminuir somente quando a temperatura fica abaixo de 16º.

É imprescindível o diagnóstico precoce da dengue para evitar complicações. “Os pacientes infectados não podem consumir uma série de medicamentos sob o risco de piora do quadro. Antitérmicos que tenham ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios devem ser evitados. Daí a importância do diagnóstico correto”, alerta o especialista.

Mas como diferenciar os sintomas entre a gripe e a dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

• Febre alta (acima de 38°C)
• Fraqueza e prostração
• Dor no corpo e nas juntas
• Dor de cabeça
• Dor no fundo dos olhos
• Manchas vermelhas pelo corpo

“A principal diferença é que a pessoa com gripe apresenta também coriza, espirros, dor de garganta, tosse e secreções nasais — o que não acontece nos infectados pela dengue”, finaliza o infectologista.

Caso você apresente algum dos sintomas e tem dúvidas quanto ao diagnóstico, procure o médico para realizar exames específicos. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04