Deputado da oposição questiona previsão do governo de atender 2,1 milhões de estudantes no FIES

estudante_01Balão de ensaio – Deputado federal pelo Democratas de Pernambuco e líder do partido na Câmara, Mendonça Filho aponta mais uma incoerência do governo da presidente Dilma Rousseff, desta vez na abrangência do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que vive um momento de intensa turbulência por conta da mudança repentina de regras, reflexo do contingenciamento de recursos para cumprir a meta de ajuste fiscal.

Ele lembra que o orçamento votado pelo Congresso Nacional na última semana prevê dotação de R$ 12,5 bilhões para o FIES. Este montante é suficiente para atendimento de 1,459 milhão de estudantes, como previsto pelo Poder Executivo.

No entanto, em comissão geral na Câmara, o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, afirmou que 1,9 milhão de estudantes terão seus contratos com o programa renovados. O ministro informou que o governo abriu 200 mil novas vagas para este ano, além das 1,9 milhão já existentes, totalizando 2,1 milhões de vagas. “O orçamento não permite este nível de contratação”, afirmou Mendonça Filho. Ele calcula que o cumprimento deste adicional demandaria R$ 5,5 bilhões.

Para o deputado, a contradição dos números oficiais referentes aos FIES é mais uma prova de que o governo perdeu credibilidade. “Tudo o que o governo diz, descumpre. Todos os compromissos são desmoralizados”, afirmou. Ele acrescentou, ainda, que o FIES não é um mar de rosas e que os alunos enfrentam dificuldades para conseguir o financiamento. Os docentes e as instituições de ensino também são prejudicadas pelo cenário de insegurança.

Considerando que a presidente Dilma Rousseff inaugurou o novo mandato no embalo do slogan “Pátria Educadora”, o governo do PT afunda cada vez mais em um oceano que mescla incompetência, mentiras e falta de planejamento. A grande questão em relação à educação brasileira, pública ou privada, é que a qualidade do ensino está ladeira abaixo, o que compromete qualquer projeto de médio ou longo prazo.

apoio_04