Pesquisa revela que yoga evita depressão e ansiedade em idosos

yoga_01Receita infalível – Todo mundo sabe que praticar Yoga faz bem. Com a prática, o corpo ganha flexibilidade, os músculos se fortalecem e a postura se aperfeiçoa. A atividade também previne os problemas cardíacos e doenças, como osteoporose e artrite. E essa lista de benefícios não para de crescer.

Um grupo de pesquisadores de algumas universidades, como Universidade Nacional de Singapura, recentemente avaliou os efeitos da atividade em homens e mulheres com mais de 60 anos. O estudo foi realizado com base em 15 trabalhos realizados ao longo dos últimos vinte anos sobre a prática da Yoga.

A análise, publicada no jornal “Aging & Mental Health”, concluiu que a Yoga é extremamente eficaz para aliviar a ansiedade e a depressão entre os idosos e, há várias explicações para isso. Como a Yoga consiste na realização de movimentos lentos, aprende-se aos poucos a diminuir o ritmo da respiração e a controlar a ansiedade. A técnica também ajuda a treinar o equilíbrio e evitar quedas. No mais, o fato da Yoga muitas vezes ser praticada em grupos, isso facilita a socialização entre os idosos.

Para Elisa Kozasa, neurocientista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, “essa é uma maneira de interagir com outras pessoas que vivem a mesma fase e que também estão comprometidas em melhorar seu estilo vida”.

Na década de 70, as pesquisas na área de meditação e Yoga começaram a interessar a comunidade científica. Porém, foi somente a partir de meados dos anos 90, sobretudo com o aperfeiçoamento dos exames de imagem, tornou-se possível observar os efeitos da técnica no organismo com mais detalhes.

Pesquisadores da Universidade Harvard, por exemplo, estão conduzindo estudos que mostram os efeitos da Yoga na memória e cognição. Trata-se de uma excelente notícia para quem quer envelhecer de maneira mais saudável. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04