Senado Federal derrota o governo e aprova o fim do sigilo em operações de empréstimos do BNDES

bndes_02Fim da farra – O Senado aprovou na quarta-feira (29) a medida provisória (MP) que proíbe o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de se recusar a fornecer informações sobre operações de empréstimo com base em sigilo contratual, incluindo financiamentos para obras no exterior.

A emenda, destinada a abrir o sigilo das operações da instituição, foi incluída na MP pela Câmara dos Deputados, contrariando posição do governo petista de Dilma Vana Rousseff

A falta de informações sobre as operações financeiras do banco tem sido alvo de críticas de parlamentares oposicionistas. No Senado, eles chegaram a tentar instaurar uma CPI para investigar contratos que chamam de secretos e financiamentos que consideram suspeitos, também para obras no exterior.

“Não podemos admitir que recursos públicos a taxas privilegiadas sejam oferecidos a outras nações sob o manto do sigilo”, afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), líder do bloco da oposição.

Entre os principais alvos das críticas da oposição estão empréstimos ao grupo JBS (dono da marca Friboi), um dos maiores doadores para campanhas eleitorais, e o financiamento do Porto de Mariel, em Cuba.

Depois de passar pela Câmara e pelo Senado, o projeto de lei no qual a MP foi convertida seguirá para a sanção da presidente Dilma Rousseff, que poderá vetar pontos com os quais não concorda. Se isso acontecer, ficará patente que o governo teme algo mal feito nesses doze anos em que o PT ancorou o período mais corrupto da história nacional.

apoio_04