Marina Mantega diz que quem vaia seu pai não entende de economia, mas IBGE prova o contrário

(André Giorgi)
(André Giorgi)
Fora do tom – Foram no mínimo ridículas as respostas de Marina Mantega, filha do ex-ministro Guido Mantega (Fazenda), na entrevista concedida à jornalista Mônica Bergamo e publicada nesta sexta-feira (29) na seção “Ilustrada” do jornal “Folha de S. Paulo”.

Apresentadora de televisão e famosa por suas curvas corporais, Marina Mantega mostrou na entrevista que herdou a genialidade do pai ao afirmar que quem vaia o ex-ministro da Fazenda não entende “absolutamente nada de economia e política”. Guido Mantega foi vaiado em três ocasiões por frequentadores de locais públicos: a primeira em um bar do bairro da Vila Madalena, conhecido pela vida noturna, a segunda no Hospital Albert Eisntein, na zona sul da capital paulista, e a terceira no restaurante Aguzzo, no bairro de Pinheiros.

O UCHO.INFO discorda das manifestações contra Mantega, que deveriam ter sido feitas nas urnas ou à porta do Ministério da Fazenda, enquanto o petista estava no cargo, mas não depois de sua saída do governo. Da mesma forma o site compreende a atitude de uma filha que sai em defesa do pai, mas é impossível concordar com a afirmação de que os críticos “não conhecem absolutamente nada de economia e política”. Na verdade, os que vaiaram o ex-ministro conhecem na prática o que é economia, ao passo que Mantega nem na teoria sabe o que isso significa. Tanto é assim, que nenhuma das duas dúzias de medidas de estímulo à economia, adotadas por Mantega ao longo de quatro anos, emplacou.

No tocante à política, este tema é mais um que Guido Mantega não conhece. Se conhecesse, de chofre teria desembarcado do mais corrupto governo da história, cujo partido do ex-ministro, o PT, mostrou ao mundo, em pouco mais de uma década, sua vocação para organização criminosa, como acertadamente disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A entrevista de Marina Mantega foi tão equivocada, que sua publicação aconteceu no mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados sobre o PIB do primeiro trimestre deste ano. De acordo com o órgão, a economia nacional recuou 0,2% no período, na comparação com o quarto trimestre de 2014. A situação só não foi pior porque, como sempre, o agronegócio ajudou a minimizar as trapalhadas de um governo incompetente, paralisado, perdulário e corrupto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia nacional apresentou queda de 1,6%.

Por acaso, para contrapor a fala desconexa de Marina Mantega, o atual ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que tenta descascar os abacaxis deixados pelo antecessor, disse durante almoço na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que a queda do PIB no primeiro trimestre é reflexo da “incerteza” sobre a economia brasileira no final do ano passado e no começo de 2015.

Marina Mantega não tem como afirmar que Levy é um neófito em economia. O máximo é que pode dizer é que os que vaiaram seu pai foram deselegantes, o que o UCHO.INFO concorda, mas a filha condoída não tem condições de alegar que Guido Mantega entende de economia. Até porque, os números e as agruras que enfrentam milhões de famílias brasileiras mostram que na matéria o “papito” é um estabanado.

Considerando que a entrevista concedida à Folha foi mais uma das muitas missas encomendadas à sombra da defesa insana que o jornal faz do PT, faltou combinar o dia da publicação da mesma. Enfim…

apoio_04