PF prende Marcelo Odebrecht, um defensor da “ingerência” do setor privado no Estado

marcelo_odebrecht_01Sem privilégios – O que parecia impossível acabou acontecendo na manhã desta sexta-feira (19), quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Erga Omnes, sétima etapa da Operação Lava-Jato, que desmontou o maior esquema de corrupção da história da humanidade, o Petrolão. Foi preso em São Paulo o empresário Marcelo Odebrecht, presidente da construtora que leva o nome da família. Além de Odebrecht, foram presos três executivos da empreiteira: Márcio Faria da Silva, Alexandre Alencar e Rogério Santos de Araújo. Na mesma operação policial, que acontece em quatro estados brasileiros, foi preso o presidente da construtora Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo.

Dono de arrogância e presunção insuportáveis, Marcelo Odebrecht tem pelo menos um problema pela frente: a prisão de Márcio Faria, que no caso de delação premiada poderá mandar pelos ares a maior empreiteira do País. No final de maio, por meio de nota, a Odebrecht afirmou que “não participa de esquemas ilícitos, menos ainda com a finalidade de pagar vantagens indevidas a servidores públicos ou executivos de empresas estatais”, mas não é isso que mostram as investigações realizadas pela PF e pelo Ministério Público Federal.

Márcio Faria foi citado várias vezes nos depoimentos prestados pelos delatores aos integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, o que torna sua situação insustentável. Quem conhece os bastidores da Operação Lava-Jato sabe como Faria atuava em nome da construtora.

Há meses, quando o UCHO.INFO noticiou em detalhes a manobra ancorada pelo grupo Odebrecht que resultou na expropriação da Petroquímica Triunfo, de propriedade do empresário Boris Gorentzvaig, já falecido, muitas foram as ameaças feitas ao editor do site, mas nosso compromisso com a verdade prevaleceu, apesar das tentativas frustradas de intimidação. O assunto incomodou de tal forma o Palácio do Planalto e o agora lobista Lula, que assessores do ex-presidente perguntaram a jornalistas de outros veículos midiáticos se estavam seguindo as matérias deste site.

É importante que Lula, Marcelo Odebrecht e seus quejandos saibam que no UCHO.INFO não se faz jornalismo de encomenda, assim como não se tergiversa. Aqui faz-se jornalismo com responsabilidade, debaixo do compromisso inviolável de revelar a verdade e defender os brasileiros das mazelas produzidas por aqueles que creem estar acima de todos e da lei.

É importante destacar que no final de 2014, Marcelo Odebrecht, em mais um rompante de ousadia e arrogância, afirmou, em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, que não via problema no fato de a iniciativa privada ingerir no Estado como um todo. O que o empresário pensava por certo já não se sustenta depois da “Erga Omnes”, expressão latina que significa “contra todos”. Ou seja, não há privilégio algum para os amigos do poder, até porque a Constituição Federal é clara ao estabelecer, em seu artigo 5º, que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”

Resta saber onde estão, a essa altura, os jornalistas “vendilhões” que por algumas quireras e adulações baratas se ajoelharam diante de um empresário que corre o risco de passar alguns longos anos contemplando o nascer do astro-rei de forma geometricamente distinta. Por esse motivo e outros mais é que o UCHO.INFO é “A MARCA DA NOTÍCIA”.

apoio_04