PF deflagra 2ª fase de operação que investiga o petista Fernando Pimentel, governador de MG

fernando_pimentel_07Alça de mira – Nesta quinta-feira (25), a Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da Operação Acrônimo, cumprindo dezenove mandados de busca e apreensão: são dez em Brasília, sete em Minas Gerais, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Os mandados são cumpridos em todos os endereços da agência Pepper Comunicação, assim como empresas Diálogo, Roller Print, MDM e OPR, antiga P-21. É importante ressaltar que essa última teria pertencido ao governador de Minas Gerais, o petista Fernando Pimentel, um dos investigados na operação.

A Polícia Federal, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não divulga oficialmente detalhes da operação. A Acrônimo tramita no STJ porque envolve o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, companheiro de armas da presidente Dilma Rousseff, a outrora guerrilheira Vanda ou Patrícia.

Suspeita-se que a campanha de Pimentel ao governo do estado, em 2014, tenha recebido dinheiro do esquema operado pelo empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, colaborador de campanhas do PT.

Os documentos levantam a suspeita de que Bené operava uma espécie de caixa paralelo na campanha de Pimentel ao governo. No mais, indicam que a mulher de Pimentel, Caroline Oliveira, seria dona de uma empresa fantasma utilizada pela organização criminosa.

Há também a suspeita de que as empresas de Bené, que receberam cerca de R$ 500 milhões do governo federal desde 2005, tenham bancado gastos de campanhas eleitorais petistas. Oliveira Neto chegou a ser preso no fim do mês passado, mas deixou a cadeia após pagamento de fiança.

Bené e a mulher de Pimentel, Caroline, foram alvos da primeira fase da operação. A residência de Caroline foi palco de buscas. A investigação foi iniciada em outubro de 2014, quando a PF apreendeu, no aeroporto de Brasília, R$ 113 mil em dinheiro em uma aeronave que trazia, de Belo Horizonte, Bené e outros colaboradores da campanha de Pimentel.

apoio_04