A grande maioria das sinusites tem cura; saiba como prevenir e tratar

sinusite_01Fim das dúvidas – Sinusite tem cura? Dá para prevenir? Como cuidar? A cirurgia é uma saída? Essas perguntas são feitas por grande parte da população, principalmente de cidades poluídas como São Paulo. Saiba alguns detalhes desta doença que incomoda tanto.

A “sinusite” é uma inflamação nos seios da face, cavidades dentro dos ossos do nosso crânio, as quais todas comunicam-se com o nariz. Funcionam como prolongamento do nariz. Têm um revestimento igual ao do nariz, produzindo secreções e com a presença dos cílios que mobilizam esta secreção para sua eliminação através do nariz.

Os canais de comunicação entre os seios da face e o nariz têm uma característica bastante “problemática”, visto que são canais estreitos e tortuosos, isto é, por natureza já não têm uma livre e ampla abertura para o nariz, sendo isto uma possível causa de problemas em caso de um maior estreitamento destes canais, em caso de uma maior quantidade de produção de secreção ou em caso de uma infecção onde se dificulta a saída desta secreção infectada.

Entre os principais sintomas da sinusite aguda estão: obstrução nasal; secreção nasal em grande quantidade, esverdeada ou amarelada, podendo conter sangue; secreção no fundo da garganta, que escorre do nariz; dor de cabeça; dores na face; febre; mal estar etc.

Na maioria das vezes esses sintomas ocorrem depois de uma gripe ou resfriado forte ou uma crise de rinite alérgica. Também é mais comum em pacientes que já tem algum problema anatômico no nariz, como desvios de septo nasal, pólipos nasais, adenóide aumentada (“carne esponjosa”) etc. Alguns casos podem complicar de forma muito grave, chegando até a meningite, abscessos cerebrais ou abscessos na região dos olhos.

Na maioria dos casos o tratamento é clínico medicamentoso. Em caso de sinusite aguda bacteriana prescreve-se antibióticos e bastante lavagem no nariz com soro fisiológico. Ainda são prescritos medicamentos para ajudar nos sintomas gerais, como anti-inflamatórios, analgésicos, remédios para febre, etc.

Quando as sinusites se repetem com frequência, indica-se a cirurgia. São casos que devem ser minuciosamente investigados através de diversos exames como a nasofibroscopia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

As cirurgias constam de correções do septo nasal, retirada parcial dos cornetos nasais aumentados, retirada dos pólipos, retirada da adenóide. A abordagem cirúrgica dos seios da face geralmente se faz para aumentar os orifícios de comunicação com o nariz, que fazem a aeração e drenagem de secreções dos seios afetados, além da retirada dos pólipos, cistos, etc.

Hoje em dia, a grande maioria das sinusites tem cura, entretanto é imprescindível procurar ajuda com um médico otorrinolaringologista e fazer todo o tratamento e acompanhamento. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04