Petrolão: prisão de José Dirceu mostra que Lava-Jato se aproxima de Lula, o chefe da quadrilha

lula_363No encalço – Deputado federal pelo PPS do Paraná e líder do partido na Câmara, Rubens Bueno afirmou, nesta segunda-feira (3), que com a prisão do ex-ministro José Dirceu a força-tarefa da Operação Lava-Jato se aproxima do chefe da quadrilha do Petrolão, o maior escândalo de corrupção da história.

“Essa prisão significa um passo importante para a elucidação de quem é o chefe dessa organização criminosa”, afirmou o parlamentar, lembrando que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva e a atual presidente Dilma Rousseff foram os principais beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras e em outras estatais e setores do governo.

Rubens Bueno ressaltou que o próprio procurador federal Carlos Fernando dos Santos Lima deixou claro que Dirceu era uma das pessoas que decidiram pela criação da engrenagem de corrupção. “Ele confirmou que Dirceu era um dos ‘cabeças’ do esquema, mas ressaltou que existem outros. Isso quer dizer que os investigadores ainda têm novos alvos na mira”, avaliou o deputado.

A Polícia Federal classificou Dirceu como um dos principais líderes do esquema de propina em contratos da Petrobras ainda no governo Lula, na condição de ministro-chefe da Casa Civil, posto que lhe permitia definir os ocupantes de cargos na máquina administrativa. Der acordo com os operadores, José Dirceu ordenava o que as pessoas colocadas por ele em postos-chave na companhia petrolífera deviam fazer para viabilizar a corrupção.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal afirmam que o Petrolão é uma repetição do esquema do Mensalão do PT e que Dirceu foi seu beneficiário pessoal. No Mensalão ele viabilizava o favorecimento do seu partido, o PT.

“Ele deu continuidade ao esquema do Mensalão e desta vez não atuou somente para o PT, mas se beneficiou pessoalmente. A prisão de Dirceu complica ainda mais o Partido dos Trabalhadores, que na Presidência da República montou uma engrenagem de corrupção para roubar recursos da população brasileira. Desmoraliza totalmente um partido que pregava a ética na política e ao chegar ao poder, infelizmente, mergulhou de cabeça no submundo do crime”, afirmou o líder do PPS.

José Dirceu foi preso na manhã desta segunda-feira em Brasília, na décima sétima fase da Operação Lava-Jato. Além de Dirceu, também foram detidos o irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, o ex-assessor Roberto Marques e o dono da empresa de informática Consist, Pablo Kipersmit.

Procurador não deixa dúvidas

Confirmando notícia do UCHO.INFO publicada em 29 de agosto de 2014, a Operação Lava-Jato subiu a rampa do Palácio do Planalto decidida a alcançar os responsáveis pelo esquema de corrupção. Isso significa que na mira da Polícia Federal e do Ministério Público Federal está o ex-presidente Lula, que já começa a destilar seu nervosismo em declarações desconexas e chicaneiras.

Procurador da República, Carlos Fernando dos Santos Lima, quando questionado se Lula estava sendo investigado no âmbito da Lava-Jato, disse que ninguém está livre de investigações. Lima não afirmou que o ex-presidente está sob investigação, mas sua resposta leva a entender que Lula está sendo investigado. “Nenhuma pessoa, no regime republicano, está isenta de ser investigada”, disse o procurador.

“Apenas pessoas com foro privilegiado devem ser investigadas perante o órgão com competência [o Supremo Tribunal Federal]. No caso do ex-presidente, ele pode ser investigado pelo primeiro grau. […] Há uma série de investigações em andamento e a maior parte delas está em sigilo”, completou Santos Lima.

apoio_04