CPIs do BNDES e dos Fundos de Pensão devem funcionar sem poupar quem quer que seja

lupa_07Artilharia pesada – “Precisamos de CPIs de verdade, que deem resultados. Vamos trabalhar para que as comissões de inquérito do BNDES e dos Fundos de Pensão atuem com total independência, sem poupar ninguém”, afirmou nesta terça-feira (4) o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), após reunião da oposição que discutiu a atuação política do grupo na retomada dos trabalhos legislativos. A previsão é de que as comissões comecem a ser instaladas nesta semana.

Para o parlamentar, que é um autores dos pedidos de investigação, com o avanço da operação Lava Jato revelando o alcance da corrupção no governo do PT, é necessário que o Brasil abra mais essas duas caixas pretas.

“O aparelhamento político dos fundos está causando um enorme prejuízo aos trabalhadores de estatais como os Correios, a Caixa, a Petrobras, entre outras. Trata-se de um festival de desvios e investimentos suspeitos feitos por gente indicada por vários partidos. Temos que apurar a atuação de todos. Já com relação ao BNDES, a nosso ver está claro que o banco foi utilizado para atender prioritariamente os doadores de campanha do PT que agora estão sendo investigados pela Operação Lava Jato”, reforçou Rubens Bueno.

O líder do PPS disse ainda que o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liberação de financiamentos do BNDES precisa ser apurado com rigor.

“Pelo que estamos vendo até agora, no mínimo ele cometeu tráfico de influência ao percorrer o mundo em jatinhos com executivos de empreiteiras, conseguir obras no exterior, e depois, num passe de mágica, esses projetos recebiam dinheiro do BNDES. Tudo ao mesmo tempo em que a propina dessas mesmas empresas, como revela a Lava Jato, aterrissavam no caixa do PT. Isso sem contar o dinheiro que foi parar no Instituto Lula”, frisou o líder do PPS.

Durante conversa entre líderes partidários da oposição e do governo ficou acertado que a CPI do BNDES será presidida por um deputado do PMDB, tendo como relator um do PR. Já a CPI dos Fundos de Pensão será comandada por um parlamentar do DEM, tendo como relator um do PMDB.

Ainda serão criadas as CPIs para investigar crimes cibernéticos e maus tratos aos animais, comandas, respectivamente, por PSDB e PSD.

apoio_04