Lava-Jato: Lula, o lobista de empreiteira, pode ter obtido vantagem pessoal com corrupção

lula_387Olho do furacão – Assim como o ex-ministro José Dirceu de Oliveira e Silva, condenado no Mensalão do PT e preso na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva pode ter obtido vantagens pessoais com o esquema de corrupção na Petrobras e em obras do governo federal. Novos indícios disso foram revelados nesta quarta-feira (12) em reportagem do jornal “O Globo”. Investigação do Ministério Público Federal mostra que dinheiro de uma empresa do doleiro Alberto Youssef, operador financeiro do Petrolão, o maior escândalo de corrupção da história moderna, foi utilizado, por meio de uma triangulação, na conclusão de um prédio no Guarujá onde o ex-presidente tem um tríplex.

“Trata-se de mais uma suspeita que aponta para Lula e que precisa ser investigada com profundidade. Afinal, ele e Dilma foram os principais beneficiários políticos desse esquema e o ex-presidente pode ter obtido também vantagens pessoais”, alertou o líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR).

A matéria revela que um grupo empresarial que recebeu R$ 3,7 milhões da GFD, empresa usada para lavar dinheiro do doleiro, repassou quase a mesma quantia para a construtora OAS durante a finalização das obras do prédio onde o ex-presidente tem apartamento. O jornal aponta que “entre 2009 e 2013, a empresa de Youssef fez vários pagamentos para a Planner, uma corretora de valores mobiliários. Em 2010, a Planner pagou à OAS R$ 3,2 milhões”. A obra do prédio foi iniciada pela Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), que foi presidida pelo ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Ele e Youssef estão presos na Operação Lava-Jato.

O líder do PPS lembrou que essa não é a primeira suspeita de que Lula recebeu dinheiro de empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato. “É de conhecimento público que Lula ajudava empreiteiras a conseguir obras no exterior, financiadas com dinheiro do BNDES. Para isso, utilizava até jatinhos das empresas em viagens internacionais. E essas mesmas empreiteiras fizeram doações milionárias para o instituto do ex-presidente. Sem contar as reformas que a OAS bancou no sítio do petista, em Atibaia, e no apartamento do Guarujá. O cerco vai se fechando e Lula precisa ser investigado a fundo”, defendeu Rubens Bueno, lembrando que a CPI do BNDES pode ajudar muito nessa apuração.

Como antecipou o UCHO.INFO com exclusividade na última sexta-feira (8), Lula, juntamente com o “companheiro” Antonio Palocci Filho, seria o novo alvo da Lava-Jato, correndo o risco de ser preso a qualquer momento, uma vez que deixou de gozar da prerrogativa de fora desde quando deixou a Presidência da República.

Além do que foi descoberto pela força-tarefa da Lava-Jato, há documentos da Polícia Federal que provam a ligação do ex-presidente com a construtora Odebrecht, cujo presidente, Marcelo Odebrecht, continua preso em Curitiba. Tão comprometedores quanto devastadores, os detalhes do documento da PF explicam o nervosismo de Lula.

apoio_04