Saiba o que é Fibromialgia, síndrome cada vez mais comum

fibromialgia_01Pingos nos is – Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. A síndrome está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Alguns pesquisadores acreditam que a síndrome é causada por um descontrole na forma como o cérebro processa os sinais de dor.

Suas causas ainda são desconhecidas, entretanto existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome, como a genética; as infecções por vírus e doenças autoimunes; os distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão.

Os médicos ainda alertam para alguns fatores de risco que facilitam o surgimento de fibromialgia, como o sexo (a síndrome é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 20 e 50 anos), e o histórico familiar (a doença é recorrente entre membros de uma mesma família, indicando que talvez exista algum fator genético envolvido nas suas causas).

Os principais sintomas da fibromialgia são:

• Dor generalizada: a dor associada à fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar.

• Fadiga: pessoas portadoras dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia e insônia.

• Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental.

• Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável).

• Problemas de memória e de concentração.

• Dormência e formigamento nas mãos e nos pés.

• Palpitações.

• Redução na capacidade de se exercitar.

Os sintomas de fibromialgia são muito similares a sintomas de outras síndromes. Geralmente, o diagnóstico é feito por um reumatologista. Por isso, é importante que, durante da consulta, o paciente descreva todos os seus sintomas e a intensidade das dores que sente, fale sobre problemas médicos que teve no passado, bem como o de seus parentes, e relate todos os medicamentos e suplementos que toma.

O paciente também precisa dizer ao médico se tem problemas ao dormir, eventuais sintomas de depressão e ansiedade.

O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico). Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.

O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos. O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.

O tratamento é feito com fisioterapia, programa de exercícios e preparo físico, métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento e terapia cognitivo comportamental.

Existem várias classes de medicamentos que são utilizados em conjunto com o tratamento não medicamentoso. As drogas mais utilizadas são analgésicos de ação central, incluindo algumas drogas antidepressivas e antiepilépticas que têm esta ação analgésica. Medicamentos para melhorarem o padrão do sono e miorrelaxantes também são, frequentemente, utilizados isoladamente ou em conjunto com medicamentos analgésicos.

A terapia cognitivo-comportamental é uma parte imprescindível do tratamento. Com ela, você aprenderá a lidar com pensamentos negativos, manter um diário de seus sintomas e dores, reconhecer o que agrava seus sintomas, buscar praticar atividades agradáveis, estabelecer limites. Os grupos de apoio também podem ser úteis.

Entre outras recomendações estão: seguir uma dieta bem balanceada; evitar cafeína; manter uma boa rotina de descanso para melhorar a qualidade do sono; acupressão e acupuntura.

Os casos graves de fibromialgia podem ser encaminhados a uma clínica especializada em dor.

A fibromialgia é uma síndrome de longa duração com flutuações frequentes na intensidade da dor. Seguindo o tratamento corretamente e tomando os devidos cuidados dentro de casa, os sintomas tendem a melhorar. Mais importante ainda: com os devidos cuidados, a pessoa com fibromialgia não perde sua capacidade funcional.

Em casa, você pode tomar algumas medidas para ajudar no tratamento e a conviver melhor com a doença.

Confira os exemplos:

• Reduza o estresse diário

• Durma o suficiente para estar descansado no dia seguinte

• Exercite-se regularmente

• Mantenha um mesmo ritmo de vida

• Preserve um estilo de vida saudável.

Não há formas de prevenção para a fibromialgia. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04