Lava-Jato: indiciamento de José Dirceu coloca o governo Dilma e a cúpula do PT em estado de alerta

jose_dirceu_54Criado mudo – Na terça-feira (1), a Polícia Federal (PF) concluiu mais dois inquéritos da Operação Lava-Jato e indiciou 14 pessoas, entre elas o ex-ministro da Casa Civil e mensaleiro José Dirceu de Oliveira e Silva, condenado na ação do Mensalão do PT e preso na carceragem da corporação, em Curitiba, há quase trinta dias.

Na conclusão dos inquéritos, Dirceu foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O delegado federal Márcio Anselmo afirmou que há “fartos indícios de que José Dirceu de Oliveira e Silva e outras pessoas a ele relacionadas foram beneficiários diretos de valores objeto de desvios no âmbito da Petrobras, apurados na Operação Lava Jato”. Também foram indiciados o irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo, e a filha, Camila Ramos de Oliveira e Silva.

O indiciamento de José Dirceu coloca o governo do PT e o próprio partido em situação de fragilidade ainda maior, já que é voz corrente que o outrora comissário palaciano não arcará sozinho com o ônus decorrente do Petrolão, o maior escândalo de corrupção de que se tem notícia.

Com esse novo cenário que surge a partir dos indiciamentos, a cúpula petista será obrigada a repensar a estratégia para manter a legenda em condições de participar do teatro político nacional, pois a tendência é que nas próximas eleições (2016) o partido encolha sobremaneira, apesar do cipoal de bravatas que vem sendo vociferado por Lula em todos os cantos do País. Ademais, o governo de Dilma Rousseff tem pela frente mais uma luz vermelha acesa

Considerando que Dirceu está a meses de completar 70 anos e que a expectativa média de vida do brasileiro é de 74,5 anos, a possibilidade de um acordo de delação premiada ganhará força de agora em diante, uma vez que cresce a chance de condenação do ex-ministro, que por sua vez perderá os benefícios da prisão domiciliar que vinha cumprindo, em Brasília, na esteira da Ação Penal 470.

Confira abaixo os indiciados pela Polícia Federal:

José Dirceu de Oliveira e Silva: formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Luiz Eduardo de Oliveira e Silva: formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Camila Ramos de Oliveira e Silva: lavagem de dinheiro;

Roberto Marques: formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Julio Cesar dos Santos: falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha;

Milton Pascowitch: formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa;

José Adolfo Pascowitch: formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa;

Fernando Horneaux de Moura: formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Olavo Horneaux de Moura: formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

Renato Duque: formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

João Vaccari Neto: formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa;

Gerson de Mello Almada: corrupção ativa e formação de quadrilha;

Cristiano Kok: corrupção ativa e formação de quadrilha;

José Antunes Sobrinho: corrupção ativa e formação de quadrilha.

apoio_04